14ª Rodada de Licitações

Governo Publica Autorização para a 14ª Rodada de Licitações da ANP

1024 586 RBNA Consult

Na última quinta-feira (19), o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicou a autorização do governo para a realização da 14ª Rodada de Licitações de blocos para a exploração e produção de petróleo e gás. Serão ofertados 287 blocos em 29 setores de 5 bacias sedimentares marítimas e 6 bacias sedimentares terrestres, totalizando mais de 100 mil km².

As bacias marítimas possuem um total de 129 blocos offshore, sendo 10 blocos em Campos, 10 em Sergipe-Alagoas, 7 no Espírito Santo, 76 em Santos e 6 em Pelotas. Já para o caso das bacias terrestres, as mesmas possuem um total de 158 blocos, que são divididos em: 12 blocos em Parnaíba, 11 no Paraná, 62 na Potiguar, 27 no Recôncavo, 46 em Sergipe-Alagoas e 19 no Espírito Santo.

BACIAS MARÍTIMAS

Na 14ª Rodada de Licitações, a Margem Leste brasileira será o foco. Essa área é caracterizada por bacias produtoras e bacias com potencial exploratório. Entre elas, a Bacia de Sergipe-Alagoas teve recentemente descobertas bastante significativas. No caso da Bacia de Santos, haverá a inclusão de setores, fato que não acontecia em licitações da ANP desde 2007.

BACIAS TERRESTRES DE NOVA FRONTEIRA

Para o caso das bacias sedimentares terrestres, possuímos as Bacias Terrestres de Nova Fronteira, que são aquelas cujo conhecimento geológico ou avanço da tecnologia, não atingiram a maturidade ou grau de complexidade para reduzir o alto risco exploratório.

Apesar da menor densidade de dados e conhecimento da bacia em questão, muitas apresentam potencial petrolífero promissor, com sistemas comprovados e bacias análogas prolíficas. Sendo assim, o objetivo da oferta de blocos em bacias desse tipo é ampliar as áreas exploratórias brasileiras, atraindo novos investimentos e acrescentando novas bacias ao grupo de bacias brasileiras.

Para essa 14ª Rodada, as bacias que se enquadram neste subgrupo são: Paraná e Parnaíba.

BACIAS MADURAS

Outro caso das bacias sedimentares terrestres são as bacias maduras. As bacias são classificadas como maduras quando se tratam de regiões em estágio avançado de exploração, com infraestrutura bem desenvolvida e mão de obra local especializada.

As bacias maduras incluídas na 14ª Rodada têm como objetivo oferecer oportunidades às empresas menores, possibilitando a continuidade da exploração e a produção de petróleo e gás natural nessas regiões, visto que, estas exercem função importante no papel socioeconômico da região.

Para essa 14ª rodada, as bacias que se enquadram neste subgrupo são: Potiguar Terra, Sergipe-Alagoas Terra, Recôncavo e Espírito Santo Terra.

14ª Rodada de Licitações

(Fonte da Imagem: Tn Petróleo)