Escolha sobre o que você quer ler

    Compliance gerar impacto

    3 Medidas para o Compliance gerar impacto no dia a dia da sua empresa

    1024 583 RBNA Consult

    Seu programa de Compliance está rodando. O apoio da Alta Direção é visível, os riscos estão sendo controlados de perto, os colaboradores já receberam os primeiros treinamentos e o canal de denúncia está no ar. E agora? Como manter a companhia engajada no dia a dia em estar e ser Compliance? Separamos 3 medidas para incentivar o engajamento e disseminar a importância do programa. Vamos lá!

     

    1. Gerar empatia nos colaboradores

    É de extrema importância que todos entendam que faz parte do seu dever enquanto colaborador seguir e disseminar o programa de Compliance. O não cumprimento das medidas estabelecidas gera sanções e até demissão. Mas como fazer isso de uma forma intuitiva, colaborativa e de um jeito menos burocrático, mais leve, engajando verdadeiramente? Cada organização é única, mas o importante é que o programa seja sob medida. A forma de comunicação e disponibilidade do responsável pelo programa, Compliance officer e sua equipe, (se existir uma equipe na sua empresa) são imprescindíveis. Um bom programa de comunicação e o engajamento dos líderes é uma receita de sucesso na manutenção e disseminação do programa. Elaborar treinamentos sob medida, desenvolver perguntas e respostas práticas para o código de ética e fazer campanhas de forma periódica. Esses são meios de dar visibilidade a temas sensíveis aos quais os colaboradores estão sujeitos em seu dia a dia. Por exemplo, desenvolver um treinamento sobre assédio com auxílio dos colaboradores. Uma forma possível, é através de um formulário anônimo, com perguntas sobre o tema e a partir dessas respostas desenvolver cartilhas e programas específicos. Ou ainda desenvolver grupos de pesquisa semestrais para debater sobre assuntos importantes como mudanças em leis, novas políticas ou outros. Uma medida que pode ser interessante para sua organização é envolver os líderes e esses serem responsáveis por grupos menores de estudo sobre o tema e desenvolvimento de treinamentos e cartilhas. Traga a realidade do colaborador para o programa de Compliance e ele terá mais chance de se engajar.

     

    1. Usar a tecnologia a seu favor

    Vivemos na era digital. Muitos estão conectados e recebendo informações em seus smartphones a todo instante. Mas como usar isso a favor da organização quando se trata de programa de Compliance? É preciso usar a criatividade. Colaboradores que tiverem celulares da empresa, por exemplo, podem participar de atividades que envolvam a tecnologia de seus celulares e a rapidez do mundo globalizado. Há aplicativos de quiz que podem ser utilizados e os ganhadores ganham prêmios ou ainda, se a organização entender que é possível, um dia ou meio período de home office. Além de quiz, podem ser criados grupos no whatsapp for business usado dentro do horário de trabalho para debater o tema e compartilhar notícias relevantes. Outro ponto legal ligado a tecnologia são as ferramentas de atualização de requisitos legais como normas ISO ou documentos aos quais sua organização está sujeita. Eles são uma forma de estar sempre em Compliance com os regimentos cabíveis.

     

    1. Por último, mas não menos importante, gerar credibilidade

    Uma das formas de gerar credibilidade nas organizações é através de certificações. Elas são uma ferramenta importantes não só para o mercado, mas para os clientes internos da organização. A mensagem de transparência que uma empresa especializada em auditoria na área transmite através da emissão de um certificado de conformidade é bastante valiosa e relevante. O mercado precisa saber que sua organização é e está em Compliance quando for fazer negócios. Inclusive porque muitos clientes exigem programas de integridade de sua cadeia de fornecedores como forma de participar de concorrências. A certificação da ISO 37001 é uma forma de demonstrar a importância que sua organização dá a transparência e seu compromisso com a melhoria contínua dos processos e procedimentos, além do compromisso em acompanhar de perto os riscos envolvidos. O RBNA Consult é acreditado no Inmetro para certificar esta norma.

     

    Gostou? Quer saber mais? Assine a nossa newsletter.