Certificação Ex

5 Etapas do Processo de Certificação Ex

1024 527 RBNA Consult
1. Solicitação do cliente e análise da solicitação

O cliente deve enviar uma solicitação de certificação Ex ao RBNA Consult, que encaminha um formulário com informações relevantes referente ao equipamento que será certificado. Esse formulário contém informações como o tipo e o grau de proteção do equipamento, suas características elétricas e outras características específicas. Em seguida, é feita a análise crítica da solicitação, juntamente com a verificação dos documentos também enviados pelo cliente.

 

2. Proposta comercial e contrato

Após a análise da solicitação do cliente e confirmação da viabilidade da certificação Ex, o RBNA Consult envia a proposta comercial para a certificação do equipamento. Assim que houver o aceite da proposta pelo cliente, será firmando o contrato entre as partes.

 

3. Elaboração do planejamento de certificação e plano de auditoria

O RBNA Consult elabora o Planejamento da certificação, onde estão definidas todas as atividades necessárias para conduzir todo o processo de certificação do produto. O cliente deve verificar e aprovar esse planejamento. Após essa aprovação é elaborado o plano de auditoria, onde são informados os dados do cliente, a equipe auditora, o tipo de avaliação, as normas de referência, entre outras informações relevantes para a certificação. O cliente também deverá aprovar esse plano e confirmar datas e horários previstos pela equipe auditora.

 

4. Auditoria e coleta de amostras

A equipe auditora do RBNA Consult realiza a auditoria conforme previsto no Plano de Auditoria aprovado pelo cliente e efetua a coleta da amostra do produto a ser certificado, quando aplicável. Essas amostras são enviadas para um laboratório acreditado ao INMETRO para que sejam realizados os testes estabelecidos na Norma de referência.  É emitido o relatório de auditoria e relatadas as possíveis não conformidades, que deverão ser tratadas pelo cliente e remetidas ao RBNA Consult para aprovação do plano de ação para as não conformidades.

 

5. Decisão da certificação e emissão do certificado de conformidade

O RBNA Consult analisa todos os registros do processo e decide sobre a certificação. Esse processo é também submetido ao Comitê técnico para decisão da certificação. Uma vez que a decisão pela certificação tenha sido favorável, é emitido o certificado de conformidade do produto e enviado ao cliente.