Alta direção

Programa de Integridade: Apoio da Alta Direção

1024 599 RBNA Consult

Um dos pilares mais importantes de um Programa de Integridade é o Apoio da Alta Direção. O “tone from the top” é responsável por não só prover recursos como apoiar a implementação e melhoria contínua do Programa. De acordo com o Guia da Controladoria Geral da União- CGU de 2015, o comprometimento da alta direção é responsável por:

 

– Difundir um exemplo de comportamento ético;

– Aprovar formalmente o Programa de Integridade;

– Supervisionar as principais atividades do Programa;

– Encorajar o engajamento do nível gerencial;

– Apoiar o programa (através da participação em treinamentos, recados para empresa entre outros);

– Alocar recursos para a implementação do Programa.

 

O que muito se discute é a implantação de uma cultura de compliance, ou seja, de se instaurar um ambiente no qual o compliance é algo natural, que faz parte do dia-a-dia, sem ninguém precisar “mandar” para acontecer. Controles são muito importantes, mas ao longo prazo, a cultura é o modo mais sustentável de se alcançar o compliance. Neste contexto a Alta Direção tem papel fundamental na disseminação e incentivo a essa cultura.

Muitas empresas adotam medidas simples, como por exemplo colocar no crachá as diretrizes de compliance da empresa. Frases como “utilize o canal de denúncia, se necessário” ou  “cumpra os procedimentos da empresa” são um lembrete diário de que a organização se preocupa em seguir suas normas e regulamentos, internos como externos. Importante ressaltar que não precisa gastar muito para se ter um bom programa de compliance, o importante é estar alinhado com a estratégia da empresa. Um exemplo disso, é o canal de denúncia. Uma simples caixa nos banheiros masculino e feminino pode se tornar um canal de denúncia eficaz dentro de uma organização com poucos recursos.

A Alta Direção tem papel estratégico e através de seu exemplo a empresa seguirá sua trilha na direção do compliance. O valor para a imagem da companhia é significativo e a transparência com seus colaboradores e com o mercado uma grande vantagem competitiva.