Escolha sobre o que você quer ler

Avaliação Financeira

Avaliação Financeira com Método de Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

1024 558 RBNA Consult

Seja para obtenção de uma linha de crédito, cálculo de impostos ou mesmo para efetuar uma venda, conhecer o valor de um bem ou empresa é fundamental. Entretanto, essa tarefa não é tão simples quanto aparenta, a começar pela escolha do método de valoração. Dentre as metodologias de cálculo disponíveis está o Fluxo de Caixa Descontado (FCD). Essa ferramenta considera o fluxo de caixa projetado do objeto de avaliação, utilizando uma taxa de desconto para alcançar o Valor Presente Líquido (VPL). O Método de Fluxo de Caixa Descontado foi utilizado recentemente pelo RBNA Consult para avaliar as sondas P-59 e P-60, ambas pertencentes à Petrobras e em processo de venda por leilão à época.

Para projetar o fluxo de caixa do ativo, é necessário considerar variáveis internas e externas (ou controláveis e não controláveis). Dentre as variáveis internas, ou controláveis, podemos destacar as decisões financeiras tomadas pelos controladores da empresa ou bem, investimentos, precificação e custos de operação. Como variáveis externas ou não controláveis, temos a situação política do país, a taxa de câmbio e a inflação, entre outras.

O resultado da análise é dado em termos do VPL. Para se chegar a esse valor, o fluxo de caixa projetado é descontado por uma taxa de retorno, a qual é calculada por meio do Custo Médio Ponderado do Capital (CMPC), ou Weighted Average Cost of Capital (WACC).

O objetivo do CMPC é mensurar os custos do capital próprio e de terceiros em relação aos recursos totais (patrimônio líquido e dívidas totais). Esses são calculados considerando o Beta do ativo, o qual pode ainda ser substituído pelo Beta Setorial, uma média das empresas de um setor econômico, caso não seja possível obtê-lo.

Em vista da grande diversidade de variáveis controláveis e não controláveis, estabelecer um único valor resultante é irreal. No caso das sondas P-59 e P-60, foram estimados alguns cenários de acordo com possibilidades levantadas pelos especialistas e estabeleceu-se um intervalo provável. A venda foi realizada em janeiro de 2018 por US$ 77 milhões, valor compatível com a estimativa feita pelo RBNA Consult.