CST

O Que Você Deveria Saber Sobre o CST para o Conteúdo Local?

1024 515 RBNA Consult

Com o intuito de calcular o conteúdo local de produtos identificados como “Materiais” na indústria de Óleo e Gás do Brasil, é feita uma análise  do documento fiscal de compra desse material, onde o que procuramos saber é que tipo de material estamos analisando, para o que ele serve, qual a sua quantidade, qual o…

leia mais
você sabe o que é o pedefor

Você sabe o que é o Pedefor?

1024 552 RBNA Consult

Buscando aprimorar a política de Conteúdo Local do setor de exploração e produção de óleo e gás, foi instituído pelo decreto nº 8.637, de 15 de janeiro de 2016 o Programa de Estímulo à Competitividade da Cadeia Produtiva, ao Desenvolvimento e ao Aprimoramento de Fornecedores do Setor de Petróleo e Gás Natural (Pedefor). Para tanto,…

leia mais
Certificação Ex

5 Etapas do Processo de Certificação Ex

1024 527 RBNA Consult

1. Solicitação do cliente e análise da solicitação O cliente deve enviar uma solicitação de certificação Ex ao RBNA Consult, que encaminha um formulário com informações relevantes referente ao equipamento que será certificado. Esse formulário contém informações como o tipo e o grau de proteção do equipamento, suas características elétricas e outras características específicas. Em…

leia mais
Compliance é Para a Sua Organização

Compliance é Para a Sua Organização?

1024 560 RBNA Consult

Nós do RBNA Consult acreditamos que o Compliance é para a sua organização. Para contextualizar, vamos descrever brevemente como se deu a origem do Compliance. Estudiosos apontam que o Compliance nasceu com o FCPA (Foreign Corrupt Practices Act), legislação americana de 1977. A lei surge em um contexto de resposta a práticas ilegais de organizações…

leia mais
Material e Conjunto

Cálculo de Conteúdo Local de Material e Conjunto

1024 561 RBNA Consult

A Resolução ANP Nº 19, de 14 de junho de 2013, divide as aferições de conteúdo local para os seguintes grupos de definições: sistema, bem, material, conjunto e serviço. Além da demarcação dos itens que se enquadram em cada um dos grupos, são apresentadas as metodologias de cálculo utilizadas para medição em cada um deles.…

leia mais
Funções do PFSO

ISPS Code – 3 Funções do PFSO

1024 632 RBNA Consult

O PFSO (Port Facility Security Officer) é a pessoa apontada pela autoridade portuária para ser responsável pela segurança dentro do porto e pela conformidade com os requisitos do código ISPS. Dessa forma, um PFSO deverá ser designado para cada porto, entretanto um PFSO poderá ser responsável por mais de um porto. A principal obrigação do funcionário…

leia mais
Níveis de segurança - ISPS Code

O que São os Níveis de Segurança (Security Levels) do ISPS Code?

1024 550 RBNA Consult

O Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, em inglês) é um conjunto de medidas, parte do Safety of Life at Sea (SOLAS), implementadas após o atentado de 11 de setembro de 2001 para aprimorar a segurança em portos e a bordo de embarcações. O principal objetivo do ISPS Code é garantir…

leia mais
Oil_tanker_approaching_FPSO-min

3 Fatores que Impactam o Conteúdo Local de uma Embarcação de Apoio

1024 557 RBNA Consult

Segundo a Resolução 19/2013 da ANP, que estabelece as diretrizes de realização da certificação de Conteúdo Local, as embarcações de apoio são definidas como um sistema. Listamos abaixo os 3 principais tipos de fornecimentos que compõem uma embarcação de apoio e como cada um dos tipos podem impactar na certificação de conteúdo local da embarcação…

leia mais
AFRMM - Resolução nº 164

AFRMM – Resolução nº 164

1024 499 RBNA Consult

Instituído em 2004 pela Lei nº 10.893 com o objetivo de desenvolver a Marinha Mercante brasileira, os estaleiros e a indústria de navi-peças através da garantia de recursos financeiros para construção, reparação e docagem de embarcações, o Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) é uma alíquota gerada pelo frete de cargas desembarcadas…

leia mais
Ciclo de Compliance

As 5 Etapas de um Ciclo de Compliance

745 349 RBNA Consult

Veja abaixo quais são as etapas de um ciclo de compliance e de que forma a melhoria contínua pode ajudar o Programa de Compliance de sua empresa:   Análise de Risco Uma ferramenta muito utilizada para análise de risco é o Risk Assessment. Exemplo de riscos a serem mitigados são os ligados a corrupção, lavagem…

leia mais