Escolha sobre o que você quer ler

    Descubra agora como funciona Certificação ISO 37001!

    730 428 RBNA Consult

    Diante de tantos acontecimentos envolvendo corrupção em organizações públicas e privadas, a norma ISO 37001 tem se mostrado uma grande aliada para conferir mais segurança e credibilidade às empresas e seus dirigentes.

    A norma antissuborno envolve o suborno praticado ou recebido por colaboradores ou por terceiros, em nome da organização, como forma de vantagem indevida. A norma permite ainda ampliar seu escopo, ou seja, a empresa pode, além do suborno, incluir fraude, corrupção, entre outros em seus procedimentos.

    Ao longo desta leitura, você vai saber mais sobre a ISO 37001 e como ela funciona. Acompanhe!

    Qual a importância da ISO 37001?

    A ISO 37001 abriga uma série de regras básicas internacionalmente reconhecidas, que têm como objetivo colaborar para os programas de compliance das empresas, certificando o correto alinhamento entre as organizações e a Norma Antissuborno.

    As normas ISO representam um suporte importante para a implementação de medidas eficazes para prevenir ações ilícitas na empresa, envolvendo todos os públicos de relacionamento da companhia.

    Além disso, ao implantar a ISO 37001, a empresa demonstra seu compromisso no combate à corrupção. Nesse cenário, considerando as exigências da sociedade, agir em conformidade com as leis é uma questão de sobrevivência.

    Quais os requisitos para receber a certificação?

    A certificação antissuborno pode ser requisitada por organizações de qualquer porte, setor e atividade. Para se enquadrar nas diretrizes da norma, essas instituições precisam cumprir todos os requisitos da Norma ABNT NBR ISO 37001:2017, entre elas:

    • identificar não conformidades para implementação de ações corretivas;
    • realizar auditorias e monitoramentos internos frequentes;
    • estabelecer procedimentos para prevenir a oferta, fornecimento ou aceitação de qualquer ação que caracterize suborno;
    • buscar a melhoria da pertinência, adequação e eficácia do sistema de gestão antissuborno, entre outras.

    Como conseguir a certificação?

    O processo de certificação exige o cumprimento de todos os requisitos previstos na norma. Isso somente é possível com o comprometimento da alta gestão da empresa. Além disso, é fundamental o engajamento de todos os públicos de relacionamento da organização.

    Para conseguir a certificação, é preciso procurar uma empresa credenciada para realizar a auditoria e certificação ISO, que fará a auditoria inicial em dois estágios: uma primeira fase documental, que não precisa ser in loco, e uma segunda fase in loco por meio de entrevistas com os colaboradores, área de compliance, alta direção entre outros que o auditor julgar necessário para verificar todos os requisitos da norma.

    O ciclo de certificação é de 3 anos. São duas auditorias de manutenção e uma de recertificação. Ao final desse período, o ciclo se reinicia.

    Essas etapas variam conforme o tamanho da empresa e suas particularidades, bem como depende dos produtos e processos da organização, os resultados das auditorias anteriores e outras certificações já obtidas.

    Quais os benefícios da certificação 37001?

    Uma das maiores vantagens da certificação ISO 37001 é mostrar para toda a sociedade, incluindo parceiros e clientes, que a organização é uma entidade idônea e que está atenta ao controle de suas atividades, repudiando práticas antiéticas e ilegais.

    Além disso, com a certificação ISO 37001, em caso de investigação criminal, fornece um certo respaldo jurídico. O fato de uma empresa de terceira parte, isenta e sem conflito de interesse ter realizado as auditorias regularmente na organização é um indício de prevenção a corrupção. A Lei 12.846 Anticorrupção prevê a possibilidade de redução de pena nesses casos.

    Portanto, é assegurado respaldo da prática de boa fé perante à Controladoria Geral da União (GCU).

    Para fazer a certificação antissuborno da sua companhia, é importante procurar uma empresa creditada na Cgcre do Inmetro. O RBNA Consult é uma empresa acreditada (OGA 0006). Com a certificação da ISO 37001 você aumenta a transparência do seu negócio, gerando maior confiança na marca.

    Se você gostou deste post sobre como funciona Certificação ISO 37001, entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções!