Ciclo de Compliance

As 5 Etapas de um Ciclo de Compliance

745 349 RBNA Consult

Veja abaixo quais são as etapas de um ciclo de compliance e de que forma a melhoria contínua pode ajudar o Programa de Compliance de sua empresa:

 

  1. Análise de Risco

    Uma ferramenta muito utilizada para análise de risco é o Risk Assessment. Exemplo de riscos a serem mitigados são os ligados a corrupção, lavagem de dinheiro, fraude, conflito de interesse, assédio, concorrência desleal, trabalho desumano, divulgação de dados não autorizados, violação de normas internas e leis vigentes, entre outros.

 

  1. Implementação do Programa de Compliance

    Implementar um programa de Compliance significa monitorar riscos, identificar a quebra de protocolos e prever punições para aqueles que não seguem as orientações – internas e externas – Um exemplo de orientação externa a ser seguida é a Lei Anticorrupção.

 

  1. Execução do Programa

    Estabelecidos os papéis e responsabilidades, os colaboradores irão executar os processos, colaboradores designados irão disseminar as políticas de acordo com os recursos providos pela Alta Direção.

 

  1. Monitoramento

    Uma estratégia de monitoramento são as pesquisas de campo periódicas, por um agente externo preferencialmente, com objetivo de entender a percepção dos colaboradores que atuam diretamente em áreas mais sensíveis previamente mapeadas pela empresa. O objetivo de tais pesquisas seria verificar o cumprimento das regras de Compliance da empresa assim como a legislação vigente além de entender se os processos instaurados ainda fazem sentido no contexto da organização.

 

  1. Ajustes e correções das falhas

    A última etapa do ciclo contempla a melhoria do mesmo. O programa de Compliance não é algo estático, diante disso é imprescindível revisitar o mesmo ao menos de 12 em 12 meses. Importante lembrar que nem sempre vão haver falhas ou ajustes a serem feitos, mas é importante manter a periodicidade das revisões. O foco é manter o programa atual e robusto perante aos processos da empresa.

 

Infográfico - Ciclo de Compliance