Escolha sobre o que você quer ler

    Como escolher os melhores fornecedores? Confira estratégias!

    1024 682 RBNA Consult

    Todo negócio é, em alguma medida, dependente de fornecedores para atuar — seja para a compra de insumos, embalagens, realização de transporte, serviços terceirizados ou, até mesmo, para a certificação da sua empresa, a fim de conseguir melhores resultados e uma gestão mais ética e transparente.

    Por isso, é fundamental saber como escolher fornecedores para seu negócio, a fim de minimizar os riscos de escolhas inadequadas e prejudicar o funcionamento da sua empresa. Afinal, muitas vezes, a qualidade do resultado dependerá dessa decisão.

    Mostraremos os principais pontos que devem ser considerados. Boa leitura!

    Qualidade do serviço

    O seu fornecedor oferece, de fato, um produto ou serviço de qualidade que atenda às expectativas e necessidades do seu negócio? É fundamental avaliar essa questão para que possa ter certeza de que contará com um nome que esteja em consonância com aquilo que sua empresa representa.

    Por exemplo, não adianta seu nome ser ligado com uma qualidade impecável e contar com um transporte de produtos que deixe a desejar — a falha pode ser de uma empresa terceira, mas, no fundo, o cliente ligará o problema a sua empresa. Não se pode, assim, colocar o nome do seu negócio em xeque, não é mesmo?

    Competências comprovadas

    Um bom fornecedor tem diferenciais competitivos em relação aos seus concorrentes. E um dos pontos que evidencia isso são as competências comprovadas. Por exemplo, para o setor de óleo e gás, para quem busca um fornecedor para o seu transporte, é fundamental que ele tenha expertise para trabalhar com esse insumo.

    Caso contrário, o item vendido pode não ter a qualidade necessária para transportar um produto desta natureza, algum acidente ou até mesmo a perda do insumo pode vir a ocorrer. Por mais que seja responsabilidade da empresa fornecedora, é o nome da sua organização que estará em jogo. Por isso, é fundamental que observe se ela está preparada para lidar com a área do seu negócio.

    Alinhamento de objetivos

    Principalmente em setores como óleo e gás, é fundamental conseguir ter um alinhamento de objetivos entre as partes para conseguir estabelecer uma relação comercial consistente que seja, de fato, eficiente. Afinal, o fornecedor tem suas dores, objetivos e o seu negócio também tem suas próprias questões, problemas a serem resolvidos e metas, tornando-se necessário que essas partes entrem em um consenso.

    Sendo assim, um bom fornecedor busca compreender o que seu cliente precisa, quais são suas expectativas e, principalmente, de que forma a empresa pode atender às suas necessidades. Com isso, ambas as partes atuam de forma sinergética e conseguem bons resultados com a parceria.

    Facilidade de comunicação entre as partes

    Um ponto fundamental, principalmente devido ao isolamento social devido à COVID-19, é ter uma comunicação franca e facilitada entre as partes. Afinal, para conseguir chegar ao ponto que falamos acima, como o alinhamento de objetivos, é importante que seja possível comunicar os seus anseios, expectativas e ter a resposta desejada por parte da organização.

    Por isso, é fundamental escolher fornecedores que demonstrem facilitar o contato entre as partes, tirando dúvidas e gerando proximidade com o seu negócio. Afinal, nesses tempos, é imprescindível realizar parcerias, de fato, para que os resultados surjam.

    Saber como escolher seus fornecedores é fundamental para manter uma boa reputação no mercado, bem como conseguir melhores condições para minimizar gastos. Uma boa parceria nesse caso pode fazer uma grande diferença no final. Lembre-se: seu negócio é responsável para cadeia produtiva que ele desenvolve.

    Quer mais dicas importantes para o seu negócio potencializar resultados? Siga nossos perfis no Facebook e Linkedin e veja nossos conteúdos em seu feed.