Escolha sobre o que você quer ler

SO2

O que é o Controle de Emissão de SO2 da Marpol?

1024 476 RBNA Consult

O QUE É?

O Controle de Emissão de SO2 (Global Sulphur Cap) é parte da iniciativa da Organização Marítima Internacional (IMO) para reduzir o impacto da indústria marítima na poluição atmosférica, estabelecendo limites de emissão de dióxido de enxofre para embarcações.

 

COMO FUNCIONA?

 A medida prevê a gradativa redução dos limites de emissão de SO2 das embarcações da frota mundial. A última reunião do comitê de proteção ao meio ambiente da IMO, em 2016, determinou a adoção compulsória do limite global a partir de 2020, obrigando armadores e operadores a incluir medidas de adaptação no planejamento da frota.

Tal regulamento também estabelece zonas especiais de controle de emissão, as ECAs, cujas restrições mais rígidas já vigoram nos Estados Unidos, Canadá, Caribe Americano, Mar do Norte e Mar Báltico. Além dessas zonas, novas devem ser criadas no Mar Mediterrâneo, México e Japão.

 

NOSSA VISÃO

O novo limite global só entra em vigor em 2020, porém é recomendável que os armadores comecem a se preparar desde já. Dentre os desafios à implementação global do controle de emissões estão a falta de um órgão regulatório único mundial e de um procedimento de inspeção padronizado. Grandes companhias de navegação, prevendo um possível desinteresse quanto à adequação de alguns armadores devido ao alto custo de adaptação versus multas baixas, já se manifestaram.

Entretanto, o maior empecilho para a implementação do Controle de Emissão de SO2 ainda é o acesso aos combustíveis de menor porcentagem de enxofre. Essa situação mostra a necessidade de se investir também em tecnologias filtradoras de exaustão, como os purificadores (scrubbers).

Como soluções de engenharia, verificam-se as possibilidades de adaptação dos motores para combustíveis alternativos e de menor teor de enxofre, além da instalação de equipamentos purificadores e a utilização de combustíveis mais refinados ou híbridos. Todas essas opções tem o potencial de atender aos novos limites se bem implementadas, porém também trazem custos. Não existe uma única resposta para o problema. A solução ideal será a que melhor se adequar aos projetos e diretrizes das empresas.