Comprar seu iate

5 Cuidados que Devem ser Tomados Antes de Comprar seu Iate

1024 542 RBNA Consult

Antes de comprar seu Iate, seja ele para ser utilizado como uma embarcação de recreio ou comercialmente, recomendamos que sejam dados 5 passos para que seu sonho não vire uma dor de cabeça. Lembre-se que adquirir uma embarcação não é igual a ir a uma concessionária e comprar um carro ou uma moto. Deve-se ter em mente que o mercado marítimo possui suas particularidades.

 

CERTIFICADOS EM DIA

Segundo as normas da Autoridade Marítima, um Iate é uma embarcação de esporte e/ou recreio com comprimento igual ou superior a 24 m (79 pés), que deve ser certificada para Classe 1 (EC1). Dependendo do seu tamanho, ela ainda deve ser classificada por uma entidade reconhecida, as sociedades classificadoras, que consideram regras de segurança mais restritivas. Esse processo visa garantir a confiabilidade técnica da embarcação, protegendo o usuário de eventuais intempéries. Uma vez que as certificações expiram ao longo do tempo, verifique se as mesmas estão atualizadas. Caso contrário, você pode estar colocando em risco você e sua família.

 

HORAS DE MANUTENÇÃO DO MOTOR

Um dos equipamentos mais nobres de uma embarcação é seu motor. Ele deve estar com a manutenção em dia. Procure saber sobre o histórico de manutenção realizado e confira se está de acordo com o plano de manutenção do fabricante. Em caso de dúvidas, consulte um especialista. Lembre-se: a quebra de um motor pode custar caro, e pior ainda, uma falha em alto mar não é nada conveniente.

 

ART DO PROJETO

Todo projeto de embarcação deve ser assinado por um responsável técnico engenheiro naval credenciado pelo CREA. Ao realizar o investimento, garanta que este procedimento foi realizado. Também solicite todos os planos da embarcação, suas especificações técnicas, o plano de capacidade, arranjos e certificados.

 

ÚLTIMA DOCAGEM

A docagem de uma embarcação faz parte dos procedimentos de segurança e, consequentemente, do processo de certificação e classificação. Basicamente, verifica-se o estado do casco nas áreas submersas, que não podem ser inspecionadas quando a embarcação está navegando. Adicionalmente, é neste momento que é feita a limpeza do casco, que propicia um melhor rendimento da embarcação. E quando a docagem ocorre, vem com ela os gastos com o estaleiro. Além disso, esse período consome um tempo que o bem não será utilizado. Verifique quando ela ocorreu pela última vez ou quando deverá ocorrer.

 

VISTORIA POR PROFISSIONAL INDEPENDENTE

Antes de fechar a compra de seu Iate, garanta que um engenheiro naval inspecionou a condição física e analisou a documentação da embarcação. É um diferencial ele ser especializado no tipo de material que é feito o casco, normalmente fabricado em fibra de vidro ou alumínio. A inspeção pode identificar problemas técnicos que possivelmente apenas seriam notados em um final de semana de lazer. Evite isso e realize seu sonho.

  • Etiquetas Artigo: