Escolha sobre o que você quer ler

Pró-Ética

Empresa Pró-Ética

1024 522 RBNA Consult

Criado em 2010, o selo de integridade Pró-Ética é fruto de uma iniciativa conjunta entre a Controladoria Geral da União e do Instituo Ethos de Empresa e Responsabilidade Social. O objetivo do mesmo é reconhecer de forma gratuita e voluntária empresas que investem em boas práticas de prevenção e combate à corrupção através de medidas focadas em ética, integridade e transparência.

O reconhecimento é feito, basicamente, através da verificação de quais empresas se enquadram nos mais altos requisitos de práticas relacionadas ao combate à corrupção estabelecidos pelo selo Pró-Ética. Esta lista é elaborada anualmente e é divulgada em um evento, a Conferência Lei Empresa Limpa, onde as empresas recebem a marca Pró-Ética como prêmio. Neste evento, também são apreciadas e expostas as melhores práticas anticorrupção apresentadas pelas empresas no ano, de forma a incentivar a adoção e criação desse tipo de medida pelas companhias.

Para que a empresa recebe tal reconhecimento, a mesma precisa ser bem avaliada em um questionário que envolve os seguintes seis temas: comprometimento da alta direção e compromisso com a ética; políticas e procedimentos; comunicação e treinamento; canais de denúncia e remediação; análise de risco e monitoramento; e transparência e responsabilidade no financiamento político e social. A avaliação consiste em verificar se a companhia alcança uma pontuação igual ou superior a 70 pontos e, cumulativamente, atinge o mínimo de 40% em todas as áreas do questionário elaborado pela entidade, para então estar habilitada a compor a lista anual do Pró-Ética.

Os benefícios vão desde o reconhecimento público até a publicidade positiva e a avaliação do Programa de Integridade por uma equipe altamente especializada. Toda empresa avaliada recebe um relatório com uma análise detalhada de suas medidas de integridade e com sugestões de melhoria. O RBNA Consult auxilia empresas no atendimento das diretrizes do Pró-Ética.

A edição do Pró-Ética de 2017, teve a participação de 375 empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos de atuação, o que representou um aumento de 92% em relação ao ano anterior. Dessas 375 empresas, 198 enviaram o questionário de avaliação devidamente preenchido. Das 198 empresas que enviaram o questionário preenchido, o Comitê Gestor do programa identificou que 171 cumpriram os requisitos de admissibilidade e tiveram os respectivos programas de compliance avaliados. Após a avaliação, 23 destas empresas foram aprovadas e reconhecidas como Empresa Pró-Ética 2017.

Quer receber mais materiais exclusivos como este? Assine a nossa newsletter aqui embaixo!