Escolha sobre o que você quer ler

    O que avaliar na hora de contratar empresas de certificação? Descubra!

    1024 682 RBNA Consult

    A adoção de certificações em seu negócio é fundamental para gerar um diferencial competitivo, bem como atrair o interesse de stakeholders (incluindo, em muitos casos, análises para participação em licitações). Para isso, é importante contar com uma empresa de certificação acreditada pelo Inmetro.

    Essas empresas são habilitadas a observar os parâmetros atuais da sua empresa, auditar seus processos de procedimentos a fim de buscar o alinhamento com os padrões da ISO e permitir que elas sejam certificadas, oficialmente. Isso com a chancela do Inmetro, mostrando a competência da empresa prestadora do serviço.

    Para isso, portanto, é fundamental saber o que avaliar na hora de contratar uma empresa deste tipo. Vamos falar mais sobre o tema a seguir. Boa leitura!

    Por que contratar uma empresa de certificação?

    Uma empresa de certificação é capaz de analisar as medidas necessárias para seguir os protocolos exigidos pelas normas ISO, que são reconhecidas como melhores práticas em todo o mundo. Isso permite, assim, uma visão externa, que consiga identificar quais são as questões que necessitam de ajustes. Lembrando que a certificadora apenas aponta onde deve ser realizado o ajuste, como será realizado o ajuste é a organização que decidirá.

    Além disso, para promover a certificação, a empresa fará uma avaliação das mudanças realizadas e verificando se houve, de fato, as mudanças necessárias e se estão dentro dos padrões internacionais exigidos, chamada de pré-auditoria ou ainda auditoria de gap analysis. Assim, sua empresa terá certeza de que seguirá pelo caminho correto.

    O que avaliar na hora de contratar empresas de certificação?

    Mas quais requisitos devem ser considerados na hora de escolher uma empresa de certificação para realizar a implementação de normas ISO na empresa? Mostraremos os principais deles, a seguir.

    Qualidade do serviço

    É fundamental que a empresa tenha qualidade no tipo de trabalho realizado. Isso porque ela será responsável por analisar o programa de compliance das empresasem relação aos requisitos da Norma ISO 37001.

    Imagine, por exemplo, que o Programa de Compliance Antissuborno foi implantado, mas ele possui falhas significativas. Se as medidas necessárias não forem bem aplicadas, o programa poderá ser deficitário e, assim, não minimizar os riscos de problemas dessa natureza em seu negócio. A empresa certificadora deve avaliar de acordo com o setor, escopo e dia a dia da organização a ser certificada, se os requisitos estão sendo implementados e seguidos.

    Reputação

    Muitas empresas certificadoras existem no mercado. Um ponto para decidir qual delas você deverá optar é a reputação da organização responsável. Mas como analisar isso de forma adequada?

    Uma forma é olhar é através de sua trajetória. É importante checar se a empresa possui uma marca forte e se seus clientes, mesmo de outros produtos ou serviços, estão satisfeitos.

    Profissionais experientes

    Para conseguir avaliar e aplicar as medidas necessárias em seu negócio, é fundamental que a empresa certificadora tenha profissionais experientes.

    Por exemplo, o RBNA Consult possui 30 anos de experiência neste mercado, sendo a primeira empresa credenciada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Além disso, possui acreditações com o Inmetro para mais de uma linha de serviços/produtos.

    Isso mostra uma longa experiência de mercado que pode ser aplicado, de forma positiva, para seu negócio, trazendo uma série de benefícios importantes para sua empresa.

    Análises precisas

    Para que os certificados sejam devidamente aplicados, é fundamental avaliar os processos e como o programa está sendo implementado na prática. O relatório de auditoria deve ser o mais claro e preciso possível, para que fiquem registrados todos os pontos positivos e os negativos, se houver. O objetivo é incrementar o programa de forma a colaborar com o core business da organização.

    Necessidades da empresa

    O que a sua empresa precisa no momento para manter as suas atividades? Quais são as certificações que ela precisa para gerar diferencial competitivo e realizar suas atividades da melhor forma, bem como atrair a atenção dos stakeholders? A partir disso, é possível conseguir alinhar suas expectativas com as empresas que está prospectando e encontrar aquela que se adéqua melhor a essa situação.

    Opinião de outros clientes

    Como falamos, a reputação está intimamente ligada com a opinião de outros clientes. Por isso, é fundamental que você busque ouvir os relatos de outros gestores que já trabalharam com a empresa que está prospectando. Verifique quais são as opiniões deles sobre a empresa certificadora e verifique se vale a pena contratá-la para seu negócio.

    Acompanhamento do negócio

    A empresa não deve apenas certificar o seu cliente, mas também deverá fazer um trabalho de manutenção, verificando se as medidas implementadas continuarão sendo feitas da forma correta ao longo do tempo.

    Seguindo o nosso exemplo da ISO 37001, a empresa certificadora deverá observar e avaliar se a empresa que foi certificada está seguindo o Programa de Compliance Antissuborno. Caso tenha alguma discrepância, ela deve registrar em seu relatório de auditoria. Estes apontamentos servirão de insumo para as melhorias do programa de compliance antissuborno da empresa certificada.

    Quais as vantagens de contar com uma empresa especializada?

    Ter uma empresa especializada em certificações é fundamental para conseguir melhores resultados. Isso porque as certificações não servem, apenas, para constar no papel — elas tem objetivo de promover melhoras significativas nas rotinas internas, que são fundamentais para prover vantagens ao seu negócio.

    Por exemplo, a ISO 37001 permite que se consiga aderir a um programa de Compliance, algo cada vez mais fundamental não só na relação com o cliente e stakeholders, mas também para própria gestão interna. As medidas adotadas permitem minimizar as chances de fraudes e problemas que podem acarretar prejuízos financeiros e sanções perante os órgãos governamentais.

    Desta forma, é possível conseguir uma gestão mais eficiente e, assim, conquistar um crescimento da empresa de forma séria, sustentável e sem colocar em xeque a credibilidade do seu negócio no mercado — algo cada vez mais desejável.

    Para isso, você pode contar com o RBNA Consult. Com 30 anos de história e reconhecimento internacional. Gostou deste post? Quer saber mais sobre a certificação da ISO 37001? Entre em contato e tire suas dúvidas com um de nossos especialistas!