Escolha sobre o que você quer ler

    eticaetransparencianaempresaentendaessesconceitos

    Ética e transparência na empresa: entenda esses conceitos!

    1024 609 RBNA Consult

    Para conferir mais credibilidade à imagem corporativa e também para resguardas as organizações de possíveis surpresas, a ética e transparência na empresa têm sido uma preocupação constante dos gestores.

    O objetivo dessas iniciativas é alinhar objetivos e estabelecer regras de conduta que possam afastar atitudes ilícitas, ou que deem margem para interpretações que coloquem em risco a reputação da empresa.

    Ao longo desta leitura, vamos falar sobre ética e transparência nas empresas, e como você pode envolver os colaboradores para que eles pratiquem essas iniciativas. Acompanhe!

    O que é e qual a importância da ética e transparência na empresa?

    Ética é um conceito que tem origem na filosofia e quer dizer “aquilo que pertence ao caráter”. Diz respeito às condutas que um indivíduo realiza no cotidiano. Advogados, jornalistas e médicos são exemplos de profissionais que vivenciam a ética em suas profissões, por exemplo.

    Já a ética nas empresas diz respeito a como os profissionais agem em determinada situação, envolvendo os interesses da organização. É esperado que os funcionários cumpram as diretrizes éticas da companhia, a fim de preservar os valores, propósitos e objetivos da instituição.

    Agora, a transparência nas empresas diz respeito a como as ações são orientadas e comunicadas para todos os funcionários, a fim de dar mais visibilidade e clareza no que diz respeito às diretrizes éticas do negócio.

    Assim, podemos entender que a ética nas empresas é que vai determinar a moral e a conduta dos colaboradores no ambiente organizacional.

    Ética Empresarial

    A ética empresarial é vinculada aos valores morais de uma companhia frente aos seus funcionários, clientes e demais públicos de relacionamento. Os valores de uma empresa devem estar relacionados ao meio social em que ela está inserida.

    Assim, diante dos desafios impostos pela atual sociedade, a ética nas empresas passou a ser vista como uma meta fundamental a ser alcançada. Por isso, a vivência da ética passou a ser praticada com tanta relevância quanto os resultados financeiros das empresas.

    Os gestores, empenhados em dar mais transparência e propósito para a ética na companhia, começaram a identificar os valores e a missão das organizações em que atuam, para que esses sirvam como norte para os trabalhos de orientação de ética nas empresas.

    Com isso, a cultura de cada organização passou a ter como diretriz o comportamento ético. A partir disso, é possível diminuir atitudes dos públicos internos que gerem desconfiança e que possam colocar à prova a imagem da companhia, como eventos relacionados a escândalos envolvendo propina a políticas em troca de regalias.

    Como estimular a ética e a transparência nos trabalhadores?

    Para que as ações de ética e transparência nas empresas tenham sucesso, é fundamental contar com o incondicional apoio da alta gestão da companhia. Além disso, algumas ações são importantes. Acompanhe!

    Tenha a liderança como aliada

    O dever da liderança na implantação e manutenção da ética e transparência na empresa é dar suporte para toda a equipe. Com isso, os líderes servirão de exemplo, sendo um importante apoio para tirar as dúvidas e também contribuir para a evolução de todos, tendo como foco a conquista de comportamentos desejados.

    Assim, os cargos de liderança devem exercer a função plena de serem condutores para as ações, comportamentos e atitudes esperadas pela companhia, a fim de alcançar o desempenho desejado por todos.

    Ao final, se todas as ações forem implantadas com êxito, teremos um clima organizacional mais saudável e positivo.

    Priorize a comunicação

    A comunicação nas empresas é fundamental para alinhar o discurso de ética e transparência. Para tanto, use ferramentas como vídeos institucionais, jornal interno, e-mails, cartazes, panfletos e outros recursos disponíveis.

    Pratique os valores da empresa

    Como já mencionamos, os valores organizacionais são importantes aliados e verdadeiros pilares para a ética e transparência nas empresas.

    Defina-os com sabedoria e tenha-os como base na busca de uma vivência cotidiana alinhada aos objetivos organizacionais.

    Ofereça treinamento

    Para que as ações de ética e transparência nas empresas não se prendam apenas aos discursos, é importante oferecer treinamentos constantes.

    Eles servirão de base para a formação de uma consciência a respeito do que é ética e qual a conduta esperada de cada colaborador na empresa.

    Aposte em ações de conscientização

    Outra forma de reforçar os conceitos de ética e transparência nas empresas é apostar nas ações de endomarketing, com iniciativas que fomentem a conscientização dos funcionários.

    Uma forma de fazer isso de uma forma mais suave, tendo as ações de marketing interno como aliadas, é apostar em encenações com um grupo de teatro contratado pela empresa, histórias em quadrinhos tendo como cenários diversas situações da companhia, cartazes ilustrados e outras iniciativas.

    O que é código de ética e como ele se relaciona com ética e transparência na empresa?

    Esse é um documento que tem como objetivo sintetizar os princípios, valores e a missão de uma da empresa. O teor do código de ética deve ser pautado na realidade da empresa e precisa atender às necessidades da instituição em questão.

    O objetivo desse documento é salientar os valores que precisam ser praticados por todos dentro da companhia. Os principais objetivos de um código de ética são:

    • documentar e estabelecer a importância de manter o sigilo profissional (essencial em muitos casos);
    • documentar os direitos e deveres;
    • estabelecer limites das relações dos colaboradores diante de clientes e fornecedores;
    • especificar a remuneração e os direitos trabalhistas;
    • relatar os princípios da organização diante de seus públicos de relacionamento;
    • dar limite e especificar o uso de publicidade em cada área;

    Como vimos ao longo desta leitura, a ética e transparência nas empresas são ferramentas para nortear as condutas dos profissionais e dos públicos de relacionamento das companhias.

    Para o sucesso dessas iniciativas, é preciso o comprometimento da gestão da empresa, das lideranças e também de todos os funcionários. Somente assim será possível criar uma política de ética transparente dentro das organizações.

    Se você gostou deste post sobre ética e transparência na empresa, compartilhe o conteúdo no Facebook e Linkedin para que mais pessoas tenham acesso ao tema!