ISO 37001 Antissuborno

ISO 37001 Antissuborno: Por que se certificar?

1024 609 RBNA Consult

A Norma ISO 37001 Antissuborno foi desenvolvida ao longo de 3 anos para cerca de 50 países ao redor do mundo. A 37001 foi elaborada visando uma fácil integração dos processos e controles de gestão com os novos controles antissuborno.

A Norma é um Sistema de Gestão cujo foco é prevenir o ato de suborno. Mais do que prevenir, a norma prevê que a organização mantenha controles para agir caso seja detectado algum ato ou até mesmo uma promessa de suborno.

A certificação da Norma ISO37001 é uma maneira objetiva de se comprovar que a organização está comprometida em combater o suborno. A norma não é exigida por lei, mas é uma maneira prática de demonstrar a importância que a empresa dá ao tema. O RBNA Consult está em fase final de acreditação junto ao Inmetro para se tornar uma certificadora desta norma. Um dos pontos importantes da norma é a mentalidade de risco, ou seja, agir com foco na prevenção. E mais, trabalhar a melhoria contínua como caminho para a organização se manter em conformidade.

Em Compliance, diz-se que não basta “ser, tem que parecer ser”. Ou seja, é preciso que o Compliance de uma empresa esteja coerente com suas atividades. Dessa forma, seus controles e processos devem permanecer em linha com o contexto da organização. Neste cenário, o certificado se dá como um facilitador.

Quer saber mais benefícios da ISO37001? Acesse nosso post 5 benefícios da certificação ISO 37001 e descubra porque esta ISO é para todas as organizações.