Escolha sobre o que vocĆŖ quer ler

Norma ISO 37001 Antissubornro

Os 5 Principais Itens da Norma Antissuborno ISO 37001

758 367 RBNA Consult

Foram mais de trĆŖs anos, 7 organizaƧƵes internacionais, 50 paĆ­ses e 80 especialistas para nascer a ISO 37001 Anti-bribery Management System. A ISO 37001 segue pontos convergentes em relaĆ§Ć£o a legislaĆ§Ć£o de combate a corrupĆ§Ć£o global, mas permite que cada paĆ­s para o qual a norma foi traduzida, agregue alguns pontos.

Ɖ um conjunto de regras bĆ”sicas e internacionalmente aceitas com o objetivo de permitir um aprimoramento natural do texto em cada paĆ­s. No caso do Brasil, os pontos adicionados tratam de fraudes em licitaƧƵes de contratos com o setor pĆŗblico, entre outros.

A Norma fornece orientaƧƵes para a implementaĆ§Ć£o, manutenĆ§Ć£o e melhoria contĆ­nua de um sistema de gestĆ£o antissuborno. Quanto a abrangĆŖncia da certificaĆ§Ć£o, a norma estabelece que a mesma pode ser implementada em apenas um setor ou uma unidade. PorĆ©m,o organismo de acreditaĆ§Ć£o nacional visando preservar a legitimidade da certificaĆ§Ć£o, instituiu um requisito aos organismos de certificaĆ§Ć£o proibindo essa divisĆ£o. Ou seja, todas as unidades e setores devem fazer parte do escopo da norma antissuborno.

Mas o que Ć© suborno? A ISO 37001 define, de forma geral, suborno como sendo ā€œoferta, promessa, doaĆ§Ć£o, aceitaĆ§Ć£o ou solicitaĆ§Ć£o de uma vantagem indevida de qualquer valor (que pode ser financeiro ou nĆ£o financeiro), direta ou indiretamente, e independente de localizaĆ§Ć£o (Ƶes), em violaĆ§Ć£o Ć s leis aplicĆ”veis, como um incentivo ou recompensa para uma pessoa que estĆ” agindo ou deixando de agir em relaĆ§Ć£o ao desempenho das suas obrigaƧƵesā€.

Definido suborno e como foi criada esta ISO, o RBNA Consult destaca os principais itens da norma, a saber:

 

Quer receber mais materiais exclusivos como este? Assine a nossa newsletter aqui embaixo!