Melhoria contínua

Como Alcançar a Melhoria Contínua? – Método PDCA

1024 535 RBNA Consult

Melhoria contínua pode ser definida como um esforço contínuo para melhorar produtos e serviços reduzindo o desperdício e aprimorando a qualidade. É importante entende-la como um ciclo contínuo para que haja continuidade na sua aplicação de forma a integrar a cultura organizacional da empresa no curto e longo prazos.

Muitos são os métodos de se alcançar a melhoria contínua. Neste post trataremos do método PDCA, utilizado, por exemplo, no desenvolvimento das normas ISO. Em A Estrutura da ISO 37001 e a ferramenta do PDCA, o método é contextualizado para a Norma Antissuborno. Neste post, o conteúdo será mais abrangente, como o uso da ferramenta pode ajudar sua organização a alcançar a melhoria contínua.

A sigla PDCA é a abreviação das palavras inglesas “plan, do, check, act”, traduzidas para o português: “planejar, fazer, checar, agir”. Abaixo, cada uma dessas etapas será contemplada e exemplificadas.

 

Melhoria Contínua - Ciclo PDCA

 

Plan ou planejar:

Consiste em estabelecer um plano com base nos objetivos da empresa assim como os caminhos a serem trilhados para se alcançar este objetivo. Nesta etapa são listadas as questões que precisam fazer parte do plano de ação. São três pontos fundamentais: identificação do problema, estabelecimento de metas e plano de ação.

 

Do ou fazer:

Nesta etapa o plano de ação é executado. Os colaboradores envolvidos devem ser treinados caso haja necessidade e os processos são realizados de acordo com a definição da primeira etapa (planejar). Todos os desvios devem ser registrados para serem vistos na próxima etapa.

 

Check ou checar:

Todos os desvios e possíveis melhorias são analisados nesta etapa. É importante ter registrado os aprendizados durante toda a execução do plano para nesta etapa realizar uma comparação com o esperado e o real. É importante se perguntar se os objetivos foram alcançados e caso não tenham, o que fazer diferente para alcança-los.

 

Act ou Agir:

Antes de recomeçar o ciclo, temos sua última etapa: realização das ações corretivas. As falhas são corrigidas e o ciclo reiniciado. A melhoria contínua é obtida através da análise crítica do ciclo. Esta tem como saída um plano de ação mais definitivo para a implementação das melhorias.