tipos de certificação Ex

Quais são os Tipos de Certificação Ex?

1024 553 RBNA Consult

Os equipamentos elétricos a serem utilizados em atmosferas explosivas, precisam ser certificados por um organismo de certificação de produto acreditado neste escopo junto ao Inmetro, como é o RBNA Consult, e este processo é conduzido conforme requisitos específicos para o produto, seguindo as etapas definidas no RAC (Requisitos de Avaliação da Conformidade). Existem três tipos de certificação Ex distintos, são eles:

 

DEFINITIVA

Este modelo de certificação pode ser aplicado à produtos de fabricação nacional ou estrangeira e tem validade de até 03 anos, com acompanhamento periódico definido pelo RBNA Consult.

Para equipamentos nacionais, é preciso verificar os seguintes itens:

  • Avaliar a documentação do produto;
  • Auditar a fábrica e;
  • Realizar ensaios laboratoriais.

Já para os produtos importados, são realizadas as seguintes etapas:

  • Avaliação da documentação (por exemplo: ensaios realizados, certificados vigentes e desenhos) e;
  • Auditoria da fábrica.

 

LOTE

Este tipo de certificação consiste em avaliar uma amostra de um lote de fabricação e sua abrangência limita-se ao tamanho do mesmo, ou seja, os equipamentos produzidos fora deste lote não estarão englobados pelo certificado.

São avaliados os desenhos e realizados ensaios laboratoriais, tanto para equipamentos nacionais quanto para importados, não havendo a exigência de auditar a fábrica. Entretanto, esta certificação é pouco utilizada para os produtos importados.

 

 

SITUAÇÃO ESPECIAL (CSE)

Este tipo de certificação é aplicável somente à produtos importados já certificados fora do Brasil. Para obter este certificado, é importante que o equipamento não esteja instalado. Este modelo de certificação é limitado a 20 unidades do equipamento, e permitido a cada 06 meses.

O solicitante deve apresentar ao RBNA Consult os seguintes documentos:

  • Nota fiscal de entrada do produto no Brasil;
  • Manual de instruções em português;
  • O certificado Ex do produto e;
  • O certificado do Sistema de Gestão da Qualidade do fabricante.

 

Esta certificação é fundamental para tornar o dia-a-dia das operações, ocorridas em atmosfera potencialmente explosiva, mais seguro. Minimizando a ocorrência de acidentes, protegendo o meio ambiente e assegurando a vida das pessoas envolvidas nestas atividades de risco.

Para certificar seu equipamento Ex, entre em contato com o RBNA Consult, esclareça suas dúvidas e solicite seu orçamento.