Antes de comprar seu Iate, seja ele para ser utilizado como uma embarcação de recreio ou comercialmente, recomendamos que sejam dados 5 passos para que seu sonho não vire uma dor de cabeça. Lembre-se que adquirir uma embarcação não é igual a ir a uma concessionária e comprar um carro ou uma moto. Deve-se ter em mente que o mercado marítimo possui suas particularidades.
CERTIFICADOS EM DIA
Segundo as normas da Autoridade Marítima, um Iate é uma embarcação de esporte e/ou recreio com comprimento igual ou superior a 24 m (79 pés), que deve ser certificada para Classe 1 (EC1). Dependendo do seu tamanho, ela ainda deve ser classificada por uma entidade reconhecida, as sociedades classificadoras, que consideram regras de segurança mais restritivas. Esse processo visa garantir a confiabilidade técnica da embarcação, protegendo o usuário de eventuais intempéries. Uma vez que as certificações expiram ao longo do tempo, verifique se as mesmas estão atualizadas. Caso contrário, você pode estar colocando em risco você e sua família.
HORAS DE MANUTENÇÃO DO MOTOR
Um dos equipamentos mais nobres de uma embarcação é seu motor. Ele deve estar com a manutenção em dia. Procure saber sobre o histórico de manutenção realizado e confira se está de acordo com o plano de manutenção do fabricante. Em caso de dúvidas, consulte um especialista. Lembre-se: a quebra de um motor pode custar caro, e pior ainda, uma falha em alto mar não é nada conveniente.
ART DO PROJETO
Todo projeto de embarcação deve ser assinado por um responsável técnico engenheiro naval credenciado pelo CREA. Ao realizar o investimento, garanta que este procedimento foi realizado. Também solicite todos os planos da embarcação, suas especificações técnicas, o plano de capacidade, arranjos e certificados.
ÚLTIMA DOCAGEM
A docagem de uma embarcação faz parte dos procedimentos de segurança e, consequentemente, do processo de certificação e classificação. Basicamente, verifica-se o estado do casco nas áreas submersas, que não podem ser inspecionadas quando a embarcação está navegando. Adicionalmente, é neste momento que é feita a limpeza do casco, que propicia um melhor rendimento da embarcação. E quando a docagem ocorre, vem com ela os gastos com o estaleiro. Além disso, esse período consome um tempo que o bem não será utilizado. Verifique quando ela ocorreu pela última vez ou quando deverá ocorrer.
VISTORIA POR PROFISSIONAL INDEPENDENTE
Antes de fechar a compra de seu Iate, garanta que um engenheiro naval inspecionou a condição física e analisou a documentação da embarcação. É um diferencial ele ser especializado no tipo de material que é feito o casco, normalmente fabricado em fibra de vidro ou alumínio. A inspeção pode identificar problemas técnicos que possivelmente apenas seriam notados em um final de semana de lazer. Evite isso e realize seu sonho.