Em 2012 a Austrália propôs iniciar o desenvolvimento de uma norma ISO para Programas de Conformidade baseada na norma australiana AS 8306. O programa cresceu, acabou trazendo mais países para o grupo de trabalho e foi parar no comitê da ISO para Projetos Internacionais. Após algumas reuniões, o comitê publicou o draft da norma ISO 19600 – Standard for Compliance Management para votação e comentários de seus membros. A norma tem como objetivo servir de padrão internacional para os programas empresariais de Compliance. Como toda Norma de Sistema de Gestão, o alvo é evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou não conformidade que venha a ocorrer quando se trata de Compliance.
A ISO 37001, por sua vez, já surgiu internacional com mais de 70 países envolvidos e 3 anos de debates. Em 2016 a ISO Antissuborno foi publicada com adaptações em seu texto para os países que fizeram parte da concepção da norma, como é o caso do Brasil. Nossa particularidade é a questão de fraudes envolvendo suborno em licitações. Em 2017 a Norma foi traduzida para o português e desde então é certificável. O RBNA Consult é acreditado junto a Cgcre do Inmetro para certificar as organizações que estiverem em conformidade com a ISO 37001 Antissuborno.
Veja abaixo um quadro comparativo e entenda a diferença entre ISO 19600 e ISO 37001:
ISO 19600:
- Aborda aspectos do Compliance em geral como governança e riscos
- Norma de diretrizes, ou seja, não é certificável. A organização pode seguir todas como apenas uma diretriz.
- É uma norma de 2014 que está sendo revista internacionalmente. No Brasil, a ideia é criar uma norma certificável envolvendo aspectos da 19.600 e da 37.001.
- ISO 19.600 é uma Norma internacional que foi traduzida para o português.
- Desenvolvida através de um sistema de gestão
ABNT NRB ISO 37001:
- Aborda apenas aspectos ligados a suborno
- Norma de requisitos, certificável. A organização deve seguir todos os requisitos para conseguir se certificar
- Norma internacional de 2016 (traduzida em 2017)
- ABNT NBR ISO 37.001 é uma Norma internacional que teve participação do Brasil em sua concepção e desenvolvimento
- Desenvolvida através de um sistema de gestão