O compliance tem ganhado cada vez mais importância no mundo empresarial, principalmente depois que escândalos envolvendo favorecimento ilícito entre políticos e representantes de empresas privadas vieram à tona. Diante desse cenário, conhecer as ferramentas de compliance é fundamental.
Muitas vezes, o termo é associado à presença de um setor jurídico na companhia, mas ele vai além disso, englobando também os processos organizacionais com suas normas e regras, com o objetivo de gerar resultados mais satisfatórios para o negócio.
Ao longo desta leitura mostraremos 4 ferramentas de compliance importantes para o seu negócio. Acompanhe!
O que é compliance?
Estar de acordo com uma regra é a tradução para o termo compliance, que é referente ao estado de conformidade com as normas internas de uma organização, e também com as externas.
O objetivo do compliance é prevenir, detectar e responder a possíveis questões que envolvam desvios entre essas normas e a conduta da organização. Assim, ele é obrigatório para todas as empresas que desejam manter uma boa reputação no mercado, preservando os ativos tangíveis e intangíveis.
Além disso, serve para resguardar os dirigentes de uma organização, em caso de não conformidade, de acordo com a Lei 12.846, também conhecida como Lei Anticorrupção.
Além disso, o compliance é muito mais do que uma imposição jurídica. Trata-se da construção de uma cultura empresarial ética.
Portanto, ele deve estar totalmente incorporado ao negócio, com o objetivo de engajar todos os colaboradores nessa cultura, resguardando-se de posturas inadequadas.
Veja a seguir 4 ferramentas de compliance para você implantar na sua empresa!
1. Governança de TI
Um correto gerenciamento dos dados dentro das organizações é fundamental para o sucesso das iniciativas de compliance corporativo. Isso passa pelo gerenciamento de processos envolvendo os dados da companhia e a correta gestão de equipes na área da Tecnologia da Informação (TI).
Além da coleta e análise de dados, ainda é possível fazer personalizações relacionadas às principais demandas da organização.
Com um bom gerenciamento de compliance ligado ao setor de TI, é possível mensurar a produtividade da equipe, por exemplo. Para tanto, são usadas aplicações e sites para acompanhar a forma como o tempo é utilizado pelos funcionários da companhia.
2. Programas de análise de risco
Durante o processo de análise de risco, a empresa mapeia os riscos aos quais sua atividade, setor, entre outros, está envolvida e desenvolve métodos de mitigá-los. Caso não sejam eliminados, eles devem ser acompanhados de forma sistêmica de acordo com os critérios estabelecidos por cada organização.
Assim, é possível elevar o desempenho do negócio com auditorias e outras avaliações do gênero, o que também ajuda a evitar riscos nos âmbitos financeiras e legais.
3. Treinamentos
Para que todos estejam alinhados aos objetivos do compliance, que devem ser criados de acordo com os valores, a missão e os padrões da companhia, é preciso voltar os esforços aos treinamentos dos funcionários e aos públicos de relacionamento da companhia.
Essa medida é importante para fomentar a cultura ética empresarial junto às atividades desenvolvidas pelos colaboradores.
Dessa forma, é possível engajar os profissionais em prol de novos conceitos, condutas e princípios, levando a organização ao patamar desejado.
4. Certificações
Você pode contar ainda com certificações de compliance e antissuborno. Esses são documentos que comprovam que a empresa, e seus profissionais, têm conhecimentos acerca dos temas que envolvem investigações internas, ética, corrupção, fraudes, e outros assuntos relacionados ao compliance.
A certificação da ISO 37001 é uma maneira de dar mais credibilidade ao seu programa de compliance antissuborno. Um organismo de terceira parte, isento, acreditado pela Cgcre do Inmetro, irá realizar auditorias para checar a conformidade com os requisitos da norma e dessa forma conceder, quando aplicável, a certificação. O RBNA Consult é acreditado PELA Cgcre do Inemtro para certificar esta Norma.
Como vimos ao longo desta leitura, implantar o compliance na empresa é um investimento necessário, e que trará benefícios para o negócio, principalmente a médio e longo prazo. Entre as ferramentas utilizadas para isso está a certificação antissuborno, ferramenta de extrema importância para a boa gestão da sua empresa.
Se você gostou deste artigo sobre ferramentas de compliance, assine a nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos como este!