Escolha sobre o que você quer ler

    governança corporativa em tempo de crise

    3 Dicas para manter a governança corporativa em períodos de crise

    1024 683 RBNA Consult
    Você sabe o que é governança corporativa?

    Em linhas gerais, governança corporativa é o conjunto de práticas que visam otimizar o desempenho de uma organização protegendo suas partes interessadas. Consideramos partes interessadas os seus colaboradores, acionistas, diretores, conselho administrativo, órgãos de fiscalização, entre outros.

    A governança se baseia em alguns princípios como o da transparência (disclosure) que envolve a clara comunicação com os acionistas e a transmissão objetiva de informações relevantes relacionadas ao rumo da organização para as partes interessadas.

    Outro princípio é o da equidade (fairness) que é o tratamento justos de seus sócios levando em conta seus direitos, deveres, necessidades e expectativas.

     

    Sua empresa possui uma governança corporativa?

    O IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, realizou entre março e abril de 2020 uma pesquisa que apontou que 90,2% das 205 empresas consultadas não estavam preparadas para enfrentar uma situação de crise da magnitude desta que enfrentamos hoje.

    E ainda, 48,3% relataram que suas empresas não possuem políticas e procedimentos formais com direcionamentos para períodos de crise aprovados pela diretoria e/ou conselho de administração. Para ler a pesquisa na íntegra, acesse AQUI.

    A falta de governança pode custar caro. Separamos 3 dicas para manter a governança corporativa em tempos de crise. Acompanhe!

     

    3 dicas para manter a governança em tempos de crise

     

    1. Mantenha uma comunicação transparente e a prestação de contas

    Como já foi dito no começo do post, os princípios da equidade e transparência são essenciais para a longevidade da organização. Em tempos de crise, muitos setores são afetados e portanto muitas organizações também. Dessa forma, o importante é manter clara a comunicação e a prestação de contas, mesmo que os resultados não sejam bons, para que as partes interessadas tenham a clareza da realidade daquele momento e dessa forma mantenham sua confiança na organização de que estão sendo informadas de todos os fatos relevantes.

    Uma outra forma de prestar contas é mantendo suas auditorias e certificados em dia. Por exemplo, se uma empresa é certificada ISO 37001, manter suas auditorias e processos em dia é fundamental para o pleno funcionamento da área de Compliance da organização. É mais um mecanismo de controle durante a crise.

    O RBNA Consult é acreditado na CGCRE do Inmetro para certificar a norma de Compliance antissuborno. Quer saber mais sobre essa certificação? Entre em contato aqui com um de nossos especialistas.

    Não importa o tamanho da organização, ela pode ser listada na bolsa de valores ou uma organização de 5 colaboradores: seja transparente e veja os resultados na prática!

     

    2. Identifique os pontos vulneráveis da sua organização para enfrentar a crise

    Sua organização deve ter uma matriz de riscos. Mas esses riscos incluem uma crise global da magnitude dessa que estamos passando? Se a resposta for sim, ótimo! Sua organização possui processos e procedimentos que guiarão você e seu time até a situação normalizar.

    Mas para a maioria das organizações, a resposta é não. Um bom começo é mapear os pontos vulneráveis e pensar junto com os líderes e os times medidas mitigatórias possíveis para os riscos apontados.

    Por exemplo, a vulnerabilidade pode estar em alguma questão ligada a segurança da informação. Nesse caso, seu setor de TI deve atuar em parcerias com as áreas para descobrir a melhor forma de contornar isso. Ou ainda, se sua empresa não possui TI próprio, contratar uma empresa que faça a segurança da informação de sua organização pode ser um excelente investimento.

     

    3. Estimule canais de comunicação eficientes

    Sua empresa possui uma intranet? Alguma forma oficial de comunicação interna que seja de fácil acesso, e mais, possibilite o acesso de todos os colaboradores? Ótimo! É muito importante manter este canal aberto e estimular mais do que nunca o seu uso durante a crise.

    Mas se sua empresa ainda não possui uma comunicação formal estabelecida, esse é o momento de pensar em uma. Muitas ferramentas de diversos fornecedores podem ser utilizadas, seja do Google, da Microsoft ou qualquer outra.

    Além da comunicação diária, avisos, entre outros, é importante manter um canal de denúncias. Mais do que nunca os colaboradores são essenciais para manter seus processos acontecendo de forma ética e lícita e qualquer irregularidade deve ser reportada imediatamente.

     

    É hora de se reinventar!

    Muitos são os desafios não só das organizações, mas de seus colaboradores também. A dinâmica do dia a dia mudou e com isso os hábitos também mudaram.

    Sabemos que é um momento passageiro e que em breve tudo voltará a normalidade. Enquanto isso não acontece, não se esqueça: tenha horas de lazer e descanso, organize seus horários para que sua produtividade não seja afetada e para que as pausas sejam respeitadas.

    Gostou desse post? Então continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como esse!