Escolha sobre o que você quer ler

ISO14064 e GHG Protocol: qual a diferença entre nível de confiança razoável e nível de confiança limitado?

1024 678 RBNA Consult

ícone redondo laranja com o texto "Blog - ESG - Environmental - by rbnaconsult.com"

Quando se trata de enfrentar o desafio global das mudanças climáticas, a precisão e a credibilidade são essenciais. É aqui que entram em jogo a ISO 14064 e o GHG Protocol, dois pilares fundamentais para relatórios de emissões de gases de efeito estufa (GEE). No entanto, você já se perguntou sobre a distinção entre “nível de confiança razoável” e “nível de confiança limitado”? Vamos explorar esses termos de forma mais aprofundada, mantendo um tom mais sério.

Fazer um inventário de GEE e verificá-lo é um excelente passo rumo à sustentabilidade. Demonstra seriedade e comprometimento com o tema e transmite confiabilidade e credibilidade para metas de monitoramento e redução de emissões. Independentemente do nível de confiança escolhido para a verificação.

 

Níveis de confiança: Limitado ou Razoável? O que são?

São os dois diferentes níveis de “rigor” que verificadores podem aplicar durante uma verificação. É um detalhe da verificação que a organização inventariante* (chamamos de organização inventariante a organização que mede suas emissões de GEE) pode ajustar conforme o seu sistema de controle de emissões de GEE for ficando mais maduro.

 

O Nível de Confiança Razoável: Garantia de Precisão

Quando uma organização opta por aplicar um “nível de confiança razoável” na verificação de seus inventários e relatórios de GEE, ela está comprometida em conduzir uma análise completa e um pouco mais rigorosa de suas informações. Imagine isso como um processo de verificação mais minucioso, em que cada detalhe é examinado com atenção. Desde os métodos de coleta de dados até as metodologias de cálculo, tudo passa por uma investigação criteriosa.

 

O Nível de Confiança Limitado: Reconhecendo Desafios

Enquanto no “nível de confiança razoável” temos uma amostra auditada maior, o “nível de confiança limitado” é uma indicação de que a amostragem dos dados durante o processo de verificação foi um pouco menor. Só isso.

Pode ocorrer por diversas razões, como a indisponibilidade de dados completos, dificuldades técnicas ou outras circunstâncias que afetam a obtenção de uma imagem completa. O reconhecimento de um “nível de confiança limitado” não deve ser visto como uma falha ou como uma verificação de menor valor, mas como uma oportunidade para aprimorar os processos e a qualidade dos dados.

 

Qual é impacto que a escolha do nível de confiança de uma verificação tem na quantidade de visitas?

Durante a verificação de inventário por terceira parte, os verificadores (aka auditores) devem fazer visitas às instalações da empresa por exigência da norma “Especificações de Verificação do Programa Brasileiro GHG Protocol” (EPB). O número mínimo de visitas a se fazer é influenciado pelo nível de confiança escolhido. No geral, o número mínimo de visitas para se obter um nível de confiança razoável é o dobro do número necessário para se obter um nível de confiança limitado.

 

Transparência e Selo Ouro em Ambos os Casos

Independentemente do nível de confiança escolhido, a transparência é a base sólida sobre a qual repousam os relatórios de GEE. Seja com um “nível de confiança razoável” que garante uma visão abrangente e precisa, ou com um “nível de confiança limitado” que identifica áreas para melhorias, a honestidade é fundamental. E ambos os níveis permitem que a empresa inventariante obtenha o selo ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol. A transparência validada pelo selo ouro constrói confiança entre os stakeholders e reforça o compromisso da organização em enfrentar o desafio das mudanças climáticas de maneira responsável e eficaz.

 

Conclusão

Em um mundo cada vez mais consciente das questões climáticas, a precisão e a transparência nos relatórios de emissões de GEE são cruciais. A distinção entre “nível de confiança razoável” e “nível de confiança limitado” no processo de verificação de terceira parte destaca o comprometimento de uma organização em fornecer informações precisas, bem como a disposição de reconhecer e enfrentar desafios. Seja qual for o nível escolhido, é a busca constante por melhorias e a integridade nos relatórios e na verificação que contribuirão para um futuro mais sustentável.