As empresas estão sempre buscando uma forma de desenvolver e melhorar a sua gestão. Dentro da administração existem diversas ferramentas que tem como objetivo a melhoria contínua, que consiste em um esforço contínuo para melhorar produtos e serviços reduzindo o desperdício e aprimorando a qualidade.?Esse objetivo deve ser considerado como um ciclo, para que haja continuidade na sua aplicação de forma a integrar a cultura organizacional da empresa nos curto e longo prazos.
Há diversos métodos para alcançar essa melhoria, porém, nesse post, vamos tratar sobre a ferramenta PDCA – ou ciclo de Deming ou ciclo de Stewart – utilizado, por exemplo, na gestão de qualidade nas empresas e no desenvolvimento das certificações ISO.
Você sabe o que é o Ciclo PDCA?
O ciclo PDCA consiste em uma metodologia muito utilizada por organizações que desejam melhorar a eficiência dos processos por meio de uma gestão que controla atividades, padroniza informações e minimiza as chances de erros na hora da tomada de decisões.?Essa ferramenta proporciona a garantia de sobrevivência e competitividade de uma empresa.
Este método, difundido mundialmente, auxilia sua empresa na definição do planejamento estratégico, sendo capaz de proporcionar uma maior assertividade na condução da sua atividade empresarial.
Nos do RBNA Consult, utilizamos o PDCA para implementar a melhoria contínua na nossa empresas e nas normas ISO que certificamos, como por exemplo, a ISO37001 Antissuborno.
Como o Ciclo PDCA funciona?
?Além de poder entender como surge um problema em determinado processo, o ciclo PDCA foca na causa raiz e busca por soluções por meio das suas etapas. Na etapa inicial, é necessário planejar uma meta a ser alcançada e um plano de ação para atingi-la.
A sigla PDCA é a abreviação das iniciais de cada etapa: Plan (Planejar), Do (Fazer, executar), Check (checar, verificar) e Action (Agir). Vamos ver como cada uma dessas etapas funciona, a seguir.
PLAN (Planejar)
Esta é a primeira etapa do ciclo, em que é estabelecido um plano baseado nas diretrizes da empresa (missão, visão e valores), nos objetivos, métodos e caminhos que serão seguidos. É como um projeto para garantir a qualidade. Um bom planejamento impede que ocorram falhas no futuro, gerando uma otimização do tempo e produtividade.
Do (Fazer, executar)
Nesta etapa, aquilo que foi planejado previamente é colocado em prática. Deve ser feito um acompanhamento detalhado do processo, de modo que a ação não seja desviada do planejamento inicial. Diante desse contexto, é fundamental que a equipe receba um treinamento para que o método seja executado corretamente, realizando mudanças, caso necessário.
Check (Checar, verificar)
Este é o momento de verificar as ações feitas nas etapas anteriores, identificando e corrigindo possíveis brechas e falhas. Por meio das metas e resultados obtidos, é feita uma análise de todos os dados ao final da execução para comparar com aqueles estabelecidos no planejamento.
Action (Agir)
Esta é a última etapa do ciclo PDCA, em que caso forem encontrados erros durante a etapa anterior de verificação, é preciso preparar soluções para repará-los. Entretanto, caso erros não sejam encontrados, esta etapa é importante para reconhecer futuros desvios e para se preparar previamente.
Diante desse tema apresentado, conclui-se a importância do ciclo PDCA para o compliance da sua empresa.
Ficou interessado sobre esse tema? Veja o nosso outro blog sobre o Ciclo PDCA e a certificação ISO37001 Antissuborno!