Resolução 12

Oferta Permanente de Partilha de Produção (OPP)

A ANP publicou no dia 28/7 o edital da Oferta Permanente de Partilha da Produção (OPP). O documento, que contém anexadas as minutas dos contratos, passou por consulta e por audiência pública ocorrida no último dia 25/03. Após essa etapa, foi realizada a análise do edital pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sendo considerado apto à publicação.?? 

A partir da publicação do edital, a Comissão Especial de Licitações já poderá iniciar o julgamento das inscrições das licitantes interessadas em participar da OPP.?? 

 

O que é OPP 

O Sistema de Oferta Permanente de Partilha de Produção (OPP) tem por objeto contratar, sob o regime de partilha de produção, as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural em blocos localizados no polígono do Pré-Sal e de áreas estratégicas, assim determinados pelo CNPE. Nesse sistema, blocos ficam permanentemente à disposição de agentes regulados interessados. Os ciclos se iniciam por provocação dos agentes inscritos, por meio da submissão à ANP de Declaração de Interesse, acompanhada de garantia de oferta, para um ou mais blocos disponíveis. 

 

Quais os blocos a serem licitados 

Serão licitados 11 blocos, dentre eles estão: Norte de Brava, Ágata, Água Marinha, Bumerangue, Cruzeiro do Sul, Esmeralda, Itaimbezinho, Jade, Sudoeste de Sagitário, Tupinambá e Turmalina. 

 

Compromisso de conteúdo local. 

 O contrato de partilha de produção conterá as condições para o cumprimento do conteúdo local de cada bloco em oferta. Os percentuais mínimos de conteúdo local global e dos macrogrupos a serem cumpridos na fase de exploração e na etapa de desenvolvimento da produção encontram-se sintetizados em anexo referenciado no Edital e no contrato de partilha de produção.  

O Edital pode ser acessado aqui , diretamente no site da ANP. 

 

Qual o conteúdo local dos Blocos 

Os blocos que serão licitados podem ser conferidos na tabela abaixo. 

São evidenciados também o percentual de Conteúdo Local mínimo obrigatório para cada bloco e etapa do processo de desenvolvimento e exploração. 

 

Bloco   % CL Mínimo
Fase de Exploração 
% CL Mínimo
Etapa de Desenvolvimento 
Norte de Brava1     
Bloco  % CL Mínimo
Fase de Exploração 
% CL Mínimo
Etapa de Desenvolvimento 
 
Construção de Poço  Sistema de Coleta e Escoamento  Unidade Estacionária de Produção   
Ágata  18  25  40  25   
Água Marinha  18  25  40  25   
Bumerangue  18  25  40  25   
Cruzeiro do Sul  18  25  40  25   
Esmeralda  18  25  40  25   
Itaimbezinho  18  25  40  25   
Jade  18  25  40  25   
Sudoeste de Sagitário  18  25  40  25   
Tupinambá  18  25  40  25   
Turmalina  18  25  40  25   

 

Como provar o Conteúdo Local e Certificar o Conteúdo Local do Projeto 

Para provar a utilização de Bens e Serviços com parcela de Conteúdo Local acordada no contrato de operação é necessário que a companhia seja auditada por um Organismo de Certificação credenciado junto a ANP. Nós do RBNA Consult somos a empresa líder em certificação de conteúdo local, com projetos pelo mundo inteiro.

Compartilhe

Outros Posts

Assine Nossa Newsletter

Assine Nossa Newsletter

Solicite um orçamento

Solicite um orçamento

Qual o assunto do seu contato?

Por favor, selecione o assunto do seu contato para que possamos direcioná-lo ao especialista mais adequado.
Olá! Sou Carlos,
Como posso ajudar?