Escolha sobre o que você quer ler

Platform Supply Vessel

Platform Supply Vessel (PSV) e o Conteúdo Local

1024 576 RBNA Consult

Para as fases de exploração e desenvolvimento nos poços de óleo e gás, alguns equipamentos e embarcações são indispensáveis. Visto que alguns destes são usados de forma exclusiva na indústria de óleo e gás, para cumprimento da legislação de conteúdo local é necessário certificar todos aqueles que forem passíveis de certificação, conforme Resolução ANP nº 19. Dentre estes, os PSVs (Platform Supply Vessels) são onipresentes na operação realizada em poços sob lâmina d’água.

Apresentaremos a seguir a definição internacional de PSV (embarcação) e daremos uma breve amostra de seu impacto no conteúdo local.

 

PSV (Platform Supply Vessel)

Os PSVs são embarcações de apoio marítimo voltadas à função de transportar suprimentos, como ferramentas, equipamentos, materiais e mão de obra, para as plataformas offshore de óleo e gás, além de oferecer suporte. Quanto à sua capacidade, os PSVs possuem comprimento em média entre 50 e 100 metros e capacidade de tripulação variando em valores acima de 30 tripulantes.

Em alguns casos, além do transporte de cargas os PSVs são modificados para realização de tarefas específicas, como combate a incêndios, limpeza em derramamento de óleo, entre outras funções. Atualmente, com avanço tecnológico, as embarcações contam com sistemas avançados de posicionamento dinâmico e DGPS, de forma a mantê-las estáveis para realizar suas operações, mitigando assim riscos de acidentes.

 

PSV no Conteúdo Local

Em alguns casos compondo 50% ou mais dos custos de serviços de transporte marítimo, é de grande importância entender como a certificação deste tipo de embarcação contribui para que o conteúdo local acordado seja cumprido. Portanto, PSVs (juntos das embarcações do tipo AHTS), são os tipos de embarcação mais certificados pelo RBNA Consult desde o início da certificação de conteúdo local.

Em virtude da tecnologia necessária na operação deste tipo de embarcação, o conteúdo local tem evoluído aos poucos durante os anos, conforme podemos ver abaixo:

 

psv gráfico

 

Exemplificando a importância de certificar este tipo de embarcação sempre que esta for nacional, consideramos um contrato 50-50 onde 50% do custo refere-se ao afretamento da embarcação e 50% ao serviço da tripulação. Uma embarcação com percentual de 70% garante que 35% dos gastos com afretamento sejam de origem local.

Quer receber mais materiais exclusivos como este? Assine a nossa newsletter aqui embaixo!