Fazer um inventário de gases do efeito estufa e saber direitinho quantas toneladas de CO2 equivalente sua empresa emite já é um passo muito importante rumo à sustentabilidade e ao combate ao aquecimento global. Você pode utilizar esse dado para aprimorar a eficiência dos seus processos internos e traçar planos de descarbonização. Mas já parou para pensar na possibilidade de tornar esse dado público?
No mercado existem algumas plataformas que possibilitam a publicação de inventários corporativos de GEE, como o Carbon Disclosure Project (CDP), e o Registro Público de Emissões do Programa Brasileior GHG Protocol, administrado pela FGV.
Existem várias vantagens em publicar seu inventário de GEE:
- Transparência: Publicar seu inventário de GEE transmite transparência e dá mais credibilidade aos dados do inventário principalmente se você publicar o inventário em algum ambiente específico para publicações de inventários como, por exemplo, o caso do Registro Público de Emissões ou o CDP.
- Compromisso com a sustentabilidade: reportar publicamente as emissões demonstra o compromisso da organização com a sustentabilidade e a redução de impactos negativos. Isso também pode influenciar parceiros comerciais, investidores e consumidores que valorizam a responsabilidade ambiental
- Contribuição à ciência: ao reportar publicamente suas emissões, as organizações contribuem para a base de conhecimento sobre o impacto ambiental. O governo brasileiro elabora estimativas anuais de emissões de GEE como parte da Política Nacional sobre a Mudança do Clima. Essas estimativas são baseadas em dados públicos disponíveis e são publicadas em formato acessível para diversos segmentos da sociedade interessados. * Então o ato de publicar seu inventário de GEE impacta não só a sua empresa, mas traz benefícios para o país como um todo na luta contra o aquecimento global.
- Destaque em relação à concorrência: ao publicar seu inventário anualmente e se comparar com o seu setor, você deixa evidente o seu diferencial perante seus concorrentes à medida que reduz suas emissões gradualmente. Você tem a oportunidade de se tornar um referencial de sustentabilidade no seu setor, o que pode atrair tanto clientes quanto talentos.
- Acesso à novos mercados: à medida que as regulamentações a respeito das emissões de gases do efeito estufa vão se desenvolvendo dentro e fora do Brasil, mais e mais empresas têm buscado por fornecedores que reportem suas emissões. Muitas vezes, elas mesmas reportam suas próprias emissões e se preocupam em comprar produtos e serviços de parceiros que também reportem e gerenciem suas emissões para que elas sejam as menores possíveis. Algumas plataformas de reporte de emissões também promovem encontros anuais entre as empresas que disponibilizam seus inventários de GEE publicamente. São grandes reuniões de empresas engajadas com a sustentabilidade e que assumem esse compromisso publicamente. Publicar seu inventário de GEE oferece pronto acesso a esses parceiros.
- Cultura de engajamento ambiental: fazer um inventário de GEE completo de toda a sua empresa já gera um grande engajamento dentro da equipe em direção à sustentabilidade. Mas publicar o inventário de GEE amplifica essa vantagem. Gera uma consciência ambiental maior e comunica a todos que a sustentabilidade é uma prioridade para a empresa.
- Exigências legais: atualmente, alguns estados brasileiros já exigem que empresas realizem seus inventários de GEE e os disponibilizem aos órgãos ambientais estaduais para obtenção de licenciamento ambiental. É o caso do Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. Alguns estados também estão criando seus próprios registros públicos. Fazer o inventário, mesmo em estados que não possuem tais exigências, é um modo de se antecipar às exigências legais futuras e ter um diferencial em relação às outras empresas do setor, por ter, não apenas dados distribuídos ao longo do tempo, mas também experiência com o relatório do inventário e a verificação dele.
- Melhoria contínua: do relatório, é possível extrair vários KPIs que podem ser essenciais para definir diretrizes para melhorar processos, otimizando-os através da redução de ineficiências e reduzindo custos dentro da empresa, considerando eficiência energética, gerenciamento de resíduos e outras categorias de monitoramento. Empresas que se engajarem fortemente nos inventários podem monitorar esses dados não só anualmente, mas também semestral ou mensalmente, permitindo o acompanhamento mais preciso das metas e trazendo uma melhor avaliação dos processos e investimentos nos mesmos. Ao publicar o relatório, você mostra para o mercado que sua empresa possui essa preocupação constante em não se defasar e estar sempre melhorando.
- Oportunidade de inovação interna: seguindo na linha do último ponto, é possível também que a empresa explore soluções criativas que alavanquem seu potencial, não apenas no lado ambiental, mas também em outros setores pelo estabelecimento de uma cultura de inovação. Com o relatório sendo publicado, sua empresa se torna mais atrativa para candidatos com visões de mundo mais inovadoras e que podem agregar mais valor ao seu negócio.
- Ações para neutralização de carbono: é notória a possibilidade de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa da empresa, mas qual a relação disso com os dados publicados? Pelo fato de os dados serem públicos, a empresa pode dar mais credibilidade às suas ações voltadas à neutralização de carbono que mostra em suas redes e à quantidade capturada frente às suas emissões, demonstrando ainda mais sua preocupação ambiental e aumentando seu diferencial frente ao mercado.
A divulgação pública das emissões de GEE é uma prática valiosa para promover a responsabilidade ambiental, incentivar ações de mitigação e construir uma sociedade mais consciente em relação às mudanças climáticas. E ela ganha ainda mais valor quando o inventário passa por uma verificação por terceira parte. A verificação garante a precisão dos dados do inventário e transmite ainda mais credibilidade. No caso do Programa GHG Protocol, ela ainda permite a obtenção do selo ouro.