A implementação do sistema de gestão antissuborno nas organizações é uma ferramenta importante para o desenvolvimento transparente e em conformidade com uma norma internacional. Não tem como existir um crescimento sustentável de um negócio se ele for pautado em desvios de conduta e normas éticas, o que pode colocar em risco toda a organização.
No cenário global, a corrupção e o suborno movimentam mais de US$ 2 trilhões todos os anos, o que colabora para o aumento da pobreza no mundo e a elevação dos custos das próprias empresas.
A implementação de um sistema antissuborno tem sido o recurso utilizado pelas organizações para contornar esse cenário. Veja a seguir como implementar este sistema na sua empresa
O que é um sistema antissuborno?
Um sistema de gestão antissuborno tem como finalidade estabelecer controles internos dentro de uma empresa para reduzir consideravelmente a incidência de suborno e também ter um plano de resposta, caso algo ocorra.
A norma NBR ISO 37001:17 – Sistemas de Gestão Antissuborno – é a responsável por orientar e estabelecer medidas para a implementação desse sistema dentro das companhias.
Vale ressaltar que o suborno pode acontecer em várias esferas da sociedade independentemente do valor envolvido, e pode dizer respeito a benefícios ou vantagens financeiras e também não financeiras.
O sistema anitissuborno faz parte das diretrizes de Compliance das empresas. A longo prazo, o que se deseja alcançar é uma cultura de Compliance, ou seja, que a organização consiga estabelecer uma cultura organizacional com foco na sustentabilidade e transparência do negócio. Assim, não só a empresa e seus stakeholders, mas a sociedade como um todo é beneficiada.
Quais os principais benefícios de implantar o sistema antissuborno?
Além de ser uma questão ética e imprescindível para a reputação da empresa diante de seus públicos de relacionamento, a implantação de um sistema antissuborno na empresa ajuda a:
- elevar o índice de comprometimento e engajamento;
- gerar maior credibilidade por parte da empresa;
- proteção da saúde financeira das organizações;
- comportamento socialmente responsável das organizações;
- primeiro passo para a implantação do Programa de Integridade (Lei anticorrupção) nas empresas.
Como implementar um sistema antissuborno?
Para a implantação do sistema antissuborno, o primeiro passo é sensibilizar a alta gestão da empresa e as demais lideranças para a importância dessa ação na companhia.
Após isso, é preciso delegar a tarefa da implantação para um colaborador da organização, para que ele possa acompanhar e se responsabilizar pelas atividades, bem como garantir que todos os processos estejam em conformidade com a ISO 37001.
Com o projeto pronto, é chegada a hora de treinar os funcionários para que eles possam se engajar nas diretrizes propostas, bem como serem defensores e multiplicadores das ações antissuborno para os parceiros da companhia.
Além disso, é preciso ter em mente que o sistema precisa se retroalimentar, ou seja, estar sempre alinhado com os processos e atividades da empresa, além de estar em conformidade com a norma, leis e regulamentos.
Também é preciso ficar atento às questões abaixo:
- entender a organização e seu contexto;
- compreender as necessidades e expectativas das partes interessadas;
- avaliar os riscos de suborno na organização;
- criar políticas e diretrizes antissuborno;
- criar ações para abordar riscos e oportunidades;
- conscientizar e treinar os colaboradores;
- ter a informação documentada.
Como vimos ao longo deste post, a aplicação do sistema antissuborno é uma ferramenta importante para todas as empresas que desejam manter uma imagem positiva no mercado, garantindo ainda a sua sustentabilidade em médio e longo prazo.
Se você gostou deste artigo sobre como garantir a implementação do sistema de gestão antissuborno dentro da sua empresa, e gostaria de entender mais sobre o processo de certificação, solicite um contato através da nossa página antissuborno .