Escolha sobre o que você quer ler

certificação iso 37001

5 Benefícios da Certificação ISO 37001

1024 548 RBNA Consult

Listamos 5 benefícios que a certificação ISO 37001 pode oferecer para sua empresa, são eles:

 

CONQUISTAR A CONFIANÇA DOS STAKEHOLDERS

O risco de suborno sempre vai existir, mas demonstrar conformidade com a norma ISO 37001 é um passo importante na mitigação dos mesmos. Dessa forma, as partes interessadas estarão confiantes de que o assunto é tratado com seriedade pela organização na qual estão mantendo relações comerciais.

 

VANTAGEM COMPETITIVA

Um meio de expressar o compromisso da organização com as melhores práticas antissuborno não só para a mesma, mas também para seus stakeholders, é através da certificação ISO 37001. O RBNA Consult é acreditado na Cgcre do Inmetro para certificar organizações de acordo com a Norma ISO 37001.

 

MINIMIZAR OS RISCOS

A certificação ISO 37001 ajudará a sua organização a não só implementar como também aprimorar controles para reduzir o risco da ocorrência de um caso de suborno. Tendo em vista a singularidade das organizações, a forma de avaliar e contornar seus riscos também deve ser. Uma saída interessante é a ferramenta CRA – Compliance Risk Assessment -. Esta auxiliará a criação de medidas mitigatórias através de algumas etapas. São estas: planejamento, entrevista, documentação e catalogação dos dados.

 

REDUÇÃO DA PENA CRIMINAL EM CASO DE CONDENAÇÃO

A certificação da Norma ISO 37001 é um meio de formalizar que a empresa possui um programa de Compliance efetivo, ou seja, controles e condutas que permitem a empresa internalizar a cultura de conformidade. Um exemplo de mecanismo é o canal de denúncia que pode, inclusive, ser terceirizado.

 

LEI FEDERAL 12.846/2013, A LEI ANTICORRUPÇÃO

A Norma ISO 37001 exige que a organização implemente uma política antissuborno e nomeie alguém para supervisionar a conformidade com essa política. O cargo de Compliance Officer pode ser terceirizado, mas é de responsabilidade da Alta Direção dar recursos e meios de promover a política e o sistema de Compliance dentro da empresa. A comunicação efetiva seja através de treinamentos in loco seja através de vídeos e e-mail, permite que todos os colaboradores compreendam o que se espera deles, mantendo assim a organização dentro da lei.

Quer receber mais materiais exclusivos como este? Assine a nossa newsletter aqui embaixo!