Avaliação Financeira

Avaliação Financeira com Método de Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

Seja para obtenção de uma linha de crédito, cálculo de impostos ou mesmo para efetuar uma venda, conhecer o valor de um bem ou empresa é fundamental. Entretanto, essa tarefa não é tão simples quanto aparenta, a começar pela escolha do método de valoração. Dentre as metodologias de cálculo disponíveis está o Fluxo de Caixa Descontado (FCD). Essa ferramenta considera o fluxo de caixa projetado do objeto de avaliação, utilizando uma taxa de desconto para alcançar o Valor Presente Líquido (VPL). O Método de Fluxo de Caixa Descontado foi utilizado recentemente pelo RBNA Consult para avaliar as sondas P-59 e P-60, ambas pertencentes à Petrobras e em processo de venda por leilão à época.

Para projetar o fluxo de caixa do ativo, é necessário considerar variáveis internas e externas (ou controláveis e não controláveis). Dentre as variáveis internas, ou controláveis, podemos destacar as decisões financeiras tomadas pelos controladores da empresa ou bem, investimentos, precificação e custos de operação. Como variáveis externas ou não controláveis, temos a situação política do país, a taxa de câmbio e a inflação, entre outras.

O resultado da análise é dado em termos do VPL. Para se chegar a esse valor, o fluxo de caixa projetado é descontado por uma taxa de retorno, a qual é calculada por meio do Custo Médio Ponderado do Capital (CMPC), ou Weighted Average Cost of Capital (WACC).

O objetivo do CMPC é mensurar os custos do capital próprio e de terceiros em relação aos recursos totais (patrimônio líquido e dívidas totais). Esses são calculados considerando o Beta do ativo, o qual pode ainda ser substituído pelo Beta Setorial, uma média das empresas de um setor econômico, caso não seja possível obtê-lo.

Em vista da grande diversidade de variáveis controláveis e não controláveis, estabelecer um único valor resultante é irreal. No caso das sondas P-59 e P-60, foram estimados alguns cenários de acordo com possibilidades levantadas pelos especialistas e estabeleceu-se um intervalo provável. A venda foi realizada em janeiro de 2018 por US$ 77 milhões, valor compatível com a estimativa feita pelo RBNA Consult.

Compartilhe

Outros Posts

Assine Nossa Newsletter

Assine Nossa Newsletter

Solicite um orçamento

Solicite um orçamento

Qual o assunto do seu contato?

Por favor, selecione o assunto do seu contato para que possamos direcioná-lo ao especialista mais adequado.
Olá! Sou Carlos,
Como posso ajudar?