Escolha sobre o que você quer ler

Pessoa analisando dados

Estrutura Analítica de Projeto

1024 325 RBNA Consult

1 – O QUE É?

A EAP ou Estrutura Analítica de Projeto, traduzida do inglês WBS ou Work Breakdown Structure, é a ferramenta de gestão de projetos mais utilizada para acompanhamento de empreendimentos do segmento de engenharia naval. A partir do método de Earned Value Management (EVM), a EAP permite organizar em níveis hierárquicos as atividades que merecem ser analisadas de perto ao longo de um projeto. Através de resultados gráficos, a EAP gera a Curva-S, que representa o valor percentual agregado ao empreendimento em função do tempo.

 

curva-s

 

2- APLICAÇÃO

A aplicação desse tipo de ferramenta é recomendada em projetos que exijam um acompanhamento mais refinado, de atividades mais complexas. No segmento naval, verifica-se a obrigatoriedade de sua implementação em projetos que estão sujeitos a aprovação de financiamento pelo Fundo de Marinha Mercante (FMM) [leia também O que é AFRMM?]. Em conjunto da EAP também devem ser apresentados a OS-5 e o Quadro de Usos e Fontes, que consolidam a orçamentação do projeto. É a partir da verificação desses documentos, além da realização de inspeções, que os recursos são liberados.

A EAP também é comumente aplicada em grandes projetos de engenharia civil, que exigem o controle de diversos tipos de atividades, de diversas disciplinas.

Softwares que possuem esse tipo de ferramenta auxiliam na gestão do projeto. Hoje em dia, verifica-se até mesmo programas de gestão que permitem visualizar uma obra a partir de elementos visuais associados às atividades da EAP.

 

3- RESULTADOS

Espera-se do uso de uma EAP uma visualização mais clara dos resultados de avanço de um empreendimento, permitindo uma melhor análise de risco e um uso mais adequado de recursos. Não é incomum verificar em projetos atrasados ou com custos maiores que os orçados, EAPs mal estruturadas. Diante disso, a melhor solução se torna a reestruturação da ferramenta de acompanhamento, atualizada pelo aprendizado obtido ao longo do projeto, além de tomadas de decisão corretas para alinhar o sucesso aos próximos resultados.