Escolha sobre o que você quer ler

Política Antissuborno

O que é Política Antissuborno?

1024 568 RBNA Consult

Para se falar de Política Antissuborno é importante definir o que é uma política. Política é algo que orienta, que guia a forma como organização é conduzida. É a arte ou ciência da direção.

A Política Antissuborno é um dos documentos exigidos na ABNT NBR ISO 37001:2017 Sistema de Gestão Antissuborno. Assim como o Sistema de Gestão da Qualidade exige uma Política de Qualidade, a Antissuborno exige uma Política Antissuborno. Em ambos os casos, a Alta Direção é responsável por prover os recursos e manter a política da organização.

Os temas abordados são a proibição do suborno e o requerimento das leis aplicáveis em âmbito não só federal como estadual. Além de se encaixar ao propósito da organização e promover a melhoria contínua. Outro ponto de extrema importância são as consequências ao não cumprimento da Política. Por exemplo, se um colaborador está recebendo presentes de algum cliente, ele deve sofrer as punições. Estas punições devem estar previstas em documentos de conhecimento prévio do colaborador.

A Política Antissuborno deve estar disponível de forma documentada e seu acesso deve ser garantido a todos da organização. Entende-se “todos” como as partes interessadas. Parceiros de negócio e fornecedores são um exemplo de partes interessadas.

Mais do que fácil acesso, os colaboradores devem ser treinados regularmente. O objetivo principal é instaurar uma cultura de compliance na empresa focada na mentalidade de risco. Ou seja, para estabelecer na empresa uma cultura de prevenção, não basta ter apenas um procedimento escrito.

Quando se trata de compliance e ética corporativa, mais do que “ser”, a organização tem que “parecer” e ainda “conseguir provar”.