Escolha sobre o que você quer ler

    Mulheres olhando para um computador

    Como garantir maior transparência na empresa? Veja como uma certificação pode ajudar!

    1024 682 RBNA Consult

    A transparência aplicada no contexto das organizações é um dos principais pilares da governança corporativa. Ela é uma das responsáveis por conseguir novos contratos para as empresas, principalmente nos casos de setores que operam em parceria com órgãos governamentais e empresas públicas — como o setor de óleo e gás.

    Diversos segmentos têm adotado esse valor em suas rotinas internas, de forma que se torna fundamental você entender sua importância e compreender de que forma ela pode gerar benefícios para seu negócio. Temos certeza de que, ao conhecer mais sobre o assunto, você não deixará de aplicá-lo em sua empresa.

    Saiba mais sobre o tema a seguir e tire suas dúvidas sobre ele. Além disso, entenda como as certificações podem ser úteis para seu negócio. Boa leitura!

    A importância da transparência para as empresas

    A transparência é um valor que ganha cada vez mais importância para as organizações e para o mercado como um todo. Diante disso, é fundamental entender porque é recomendado aplicá-la em seu negócio e os benefícios que sua adoção pode trazer. Mostraremos as principais a seguir.

    Diferencial competitivo

    Esse é um valor cada vez mais exigido no mercado, tanto pelos órgãos governamentais quanto por parceiros e o público em geral e ao aplicá-lo, você poderá gerar um importante diferencial competitivo para sua empresa.

    As empresas que estabelecem parcerias no seu setor podem fazer uma pesquisa sobre quais são os negócios que atuam com maior número de mecanismos para garantir a conformidade com os dispositivos legais e utilizar essa informação como um critério na escolha de um parceiro de negócios.

    Se o seu negócio atua com maior transparência em todas as atividades, provavelmente se destacará dos concorrentes e terá maiores chances de conseguir fechar um contrato, em comparação com outros pertencentes no mercado.

    Lucratividade

    Se há um maior número de contratos fechados e maior adesão do seu público à empresa, as chances de aumento de lucratividade aumentam consideravelmente. Com isso, investir em soluções de transparência, bem como certificações, é uma forma de obter maior rentabilidade ao longo do tempo.

    Confiabilidade dos stakeholders

    Os stakeholders dizem respeito a todos os agentes, sejam eles pessoas físicas, sejam jurídicas, que têm algum tipo de interesse na organização. Entre eles estão os investidores da organização, que visam conferir se, de fato, o valor aplicado trará o resultado esperado.

    Diante disso, se consegue maior confiança deles, de forma que, ao longo do tempo, eles podem entender que é uma boa oportunidade para aplicar seu capital ou realizar ações e parcerias com a empresa.

    Além disso, é importante ressaltar que, dependendo da área de atuação, entidades governamentais estão entre os stakeholders, que merecem atenção dos diretores e gestores, assim como mecanismos de transparência específicos.

    Melhora do clima organizacional

    A transparência não é útil apenas para o público externo. Seus colaboradores precisam, também, ter uma maior tranquilidade para executarem suas atividades no dia a dia. Quando a empresa age com transparência, os colaboradores sabem que estão em um ambiente ético, saudável e que mitiga as chances de problemas que afetam a organização como um todo.

    Por exemplo, se o seu negócio age de forma ilícita, seus colaboradores poderão discordar da conduta e pedirem demissão. Além disso, estarão sempre tensos, imaginando que, em algum momento, as sanções a serem aplicadas, caso os atos sejam descobertos, levarão ao fechamento da empresa. Esse tipo de pressão pode prejudicar consideravelmente o clima na organização.

    Geração de transparência para sua empresa

    Diante dos benefícios que listamos acima, é fundamental saber como conseguir, assim, uma melhor gestão de transparência para seu negócio. Vamos mostrar as principais dicas a seguir.

    Aplique regras de compliance

    O compliance diz respeito a formas e metodologias para tornar seu negócio em conformidade com a procedimentos internos, para o efetivo cumprimento das ações necessárias para evitar sanções legais.

    Ele pode ser implementado interna ou externamente, por meio de colaboradores contratados ou por consultoria externa. Os responsáveis devem verificar os processos internos, avaliar possíveis brechas que levem a ilegalidades ou a inconsistências nos processos internos, bem como realizar uma gestão de riscos operacionais mais eficiente.

    Adote a governança corporativa

    A governança corporativa diz respeito a implementação de um sistema no qual as empresas e as organizações realizam a gestão dos processos, costumes e adequação às leis e normas que se aplicam a empresa como um todo.

    Um dos seus objetivos é permitir que o negócio consiga garantir uma maior confiabilidade no mercado, tanto com seus clientes quanto para os demais stakeholders. Diante de suas práticas, se torna possível garantir uma melhor imagem dos executivos do seu negócio.

    Esteja em consonância com as leis anticorrupção atuais

    Diante dos escândalos de corrupção existentes nos últimos anos, é fundamental fazer com que se minimize as chances de atos desta natureza, praticados, até mesmo, sem requisição da direção, por colaboradores mal-intencionados tentando obter vantagens indevidas.

    Para isso, é fundamental conseguir agir de acordo com a legislação vigente, adotando medidas para coibir esse tipo de conduta. As certificações antissuborno e anticorrupção são suas melhores aliadas neste processo.

    O uso da certificação para garantir maior transparência para seu negócio

    Para conseguir adotar a transparência em seu negócio, é fundamental implementar certificações que viabilizem processos mais seguros e consonância com as legislações nacionais e internacionais vigentes.

    Por exemplo, a ISO 37001 certifica as organizações para a implementação de um Sistema de Gestão Antissuborno. Por meio dela, é possível implantar um sistema capaz de minimizar as chances de uma ação dessa natureza ocorrer, bem como realizar auditorias que permitam encontrar irregularidades e agir de forma a coibir essas ações e realizar as sanções necessárias, caso a caso.

    Essa certificação pode conceder ao seu negócio o diferencial competitivo para participação em licitações, parcerias, fechamento de contratos e conquistar a atenção dos seus clientes. Por isso, é fundamental implementá-la em seu negócio e, para isso, contar com uma empresa responsável para este fim.

    Por meio dela é possível desenvolver uma gestão transparente, tanto para seus colaboradores quanto para os seus stakeholders. Para isso, conte com o RBNA Consult. Nós trabalhamos com a certificação da ISO 37001 no ambiente organizacional, com todas as medidas necessárias para se adequar à legislação nacional e aos parâmetros da norma.

    Quer aproveitar todos os benefícios da adoção desta norma? Entre em contato e converse com um de nossos consultores sobre o tema.