áreas classificadas

O que são Áreas Classificadas?

1024 594 RBNA Consult

As Normas Regulamentadoras (NRs) são orientações trabalhistas que existem com o objetivo de prevenir acidentes que possam vir a ocorrer durante as atividades de trabalho. Sua finalidade é melhorar as condições de trabalho, trazendo benefícios tanto para os profissionais quanto para as empresas. As NR-10 e NR-33 definem Áreas Classificadas como locais com potencialidade de ocorrência de uma atmosfera explosiva, por conta da presença de gases, vapores, poeiras ou fibras. Atmosferas Explosivas, por sua vez, se caracterizam pela mistura de substâncias inflamáveis com o ar, sob condições atmosféricas, onde uma combustão pode se propagar após a ocorrência de uma ignição.

Veja os exemplos abaixo:

  • Por gases e vapores: postos de gasolina, distribuidoras de GLP – Gás Liquefeito de Petróleo, comércio, hospitais, estações de tratamento de esgoto, galerias de concessionárias e condomínios;
  • Por poeiras combustíveis: indústrias alimentícias, farmacêuticas, carvão, madeira, cervejarias e moinhos;
  • Por fibras combustíveis: indústrias têxteis, papel e celulose.

Além disso, estas normas determinam que, para atividades nestas áreas, é necessária documentação comprovatória da qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores. Esses ambientes também necessitam de precauções especiais para construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos apropriados.

Dessa forma, os equipamentos, materiais, peças, dispositivos e sistemas destinados à aplicação em instalações elétricas em áreas classificadas devem ser certificados quanto à sua conformidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação. O RBNA Consult é um exemplo de empresa acreditada para realizar esta certificação.

Os empregadores estão, cada vez mais, investindo para tornar o dia-a-dia dos funcionários mais seguro, minimizando a ocorrência de acidentes, principalmente em locais que exigem mais atenção, como as áreas classificadas. Por conta disso, em indústrias e outros tipos de atividades, para proteger trabalhadores e o patrimônio da empresa, está sendo cada vez mais exigido o cumprimento dos requisitos de segurança. A certificação que é exigida para Áreas Classificadas garante que uma possível faísca não cause uma explosão.